Home / Comunicação / CNM participa do 2° Encontro dos Municípios de Interesse Turístico de São Paulo e promove atendimentos

Notícias

06/08/2019

Compartilhe esta notícia:

CNM participa do 2° Encontro dos Municípios de Interesse Turístico de São Paulo e promove atendimentos

06082019 Turismo BarretosA Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do 2° Encontro dos Municípios de Interesse Turístico (MIT’s) do Estado de São Paulo. O evento, organizado pela Associação dos Municípios Turísticos do Estado de São Paulo (Amitesp), ocorreu em Barretos (SP), nos dias 2 e 3 de agosto.

A entidade congrega 140 Municípios e é presidida pela prefeita de Monteiro Lobato, Daniela de Cássia Santos Brito, que também integra o Conselho de Representantes Regionais da CNM pela região Sudeste. O prefeito de Barretos, Guilherme Henrique de Ávila, foi o anfitrião do Encontro. O Município é um destino turístico procurado durante o ano todo, sendo os principais segmentos trabalhados o de saúde e de eventos.

Barretos é sede do Hospital de Amor, referência no tratamento de câncer, e da Festa do Peão de Barretos. Em sua 64ª edição, a celebração ocorre no Parque do Peão, arena de rodeio projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e que tem como principais atrações o monumento ao Touro Bandido, o Rancho do Peãozinho e a Vila Ecológica. Em razão disso, atualmente o Município está em plena campanha para se tornar uma das 70 estâncias turísticas do Estado.

Participação da CNM
Na programação do 2º Encontro estava a palestra Turismo como um vetor para o desenvolvimento municipal, proferida pela técnica de Turismo da Confederação, Marta Feitosa. Aproveitando a presença de representante do Ministério do Turismo, Marta falou sobre a necessidade de se fomentar financeiramente as Instâncias de Governança Regional (IGR’s) previstas no Mapa do Turismo.

“Não adianta o MTur de Brasília estabelecer uma estratégia e não disponibilizar recursos para sua estruturação e instalação. Os Municípios já gastaram dinheiro para atender aos quesitos do Mapa, agora cabe à pasta prover ou capitanear a captação de recursos, sejam de emendas ou de programação, para investir nas Instâncias. A CNM pode ser parceira nessa estruturação”, sugeriu.

Ao motivar a troca de experiências, a palestra foi uma oportunidade para os gestores e outros representantes da gestão local conhecerem a pauta de trabalho da área de Turismo da CNM. Por se tratar de um evento relacionado ao desenvolvimento econômico, a técnica de Finanças Fabiana Santana, e Roberto Meneghini, da Área Institucional da entidade, garantiram os atendimentos aos Municípios filiados.

Ambos destacaram o potencial de arrecadação que muitos MIT’s possuem em relação ao Imposto sobre a propriedade Territorial Rural (ITR). Fabiana aproveitou para tirar dúvidas e mostrar aos gestores municipais ações que os Municípios podem realizar para melhorar a arrecadação em relação ao tributo.

O encontro terminou com um almoço no estilo Queima do Alho, com o cardápio típico que é considerado, por lei, patrimônio imaterial da cultura brasileira. Estiveram presentes no evento o governador de São Paulo em exercício, Rodrigo Garcia; o secretário de Turismo de São Paulo, Vinícius Lummertz; o secretário nacional de Integração do Turismo do MTur, Bob Santos; o presidente da Associação Paulista de Municípios (APM), Carlos Cruz, e outras autoridades.

Filiações
20190802 155448Com o intuito de fortalecer o movimento municipalista, a equipe da CNM passou por Municípios da região. A visita técnica-institucional demonstrou a importância de os vizinhos Bebedouro e Viradouro firmarem parceria e tornarem-se contribuintes, já que os pleitos, as ferramentas e todas as informações relacionadas à gestão do ente municipal estão disponíveis para os filiados à entidade. Em uma das reuniões, Fabiana Santana pode esclarecer ao gestor que um dos procedimentos adotados para a informação do Valor da Terra Nua por hectare (VTN/ha) estava em desconformidade com a legislação.

Completando as visitas, a equipe esteve em Colina, sob o comando do prefeito Dieb Taha. O gestor apresentou aos colaboradores da entidade as diversas ações que vem desenvolvendo com sua equipe para promover o bem público. A fim de disseminar as iniciativas, a CNM convidou o prefeito a compartilhar as inovações por meio dos canais da entidade (boletim e rádio).  

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas