Home / Comunicação / CNM participa do Grupo de Trabalho que tem o objetivo de aperfeiçoar o CadÚnico

Notícias

02/07/2019

Compartilhe esta notícia:

CNM participa do Grupo de Trabalho que tem o objetivo de aperfeiçoar o CadÚnico

01072019 reunião no Ministério da CidadaniaO aprimoramento dos processos que envolvem o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal esteve em discussão na tarde desta segunda-feira, 1º de julho, durante a 2ª reunião do Grupo de Trabalho (GT) destinado a essa finalidade. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) foi convidada a participar do encontro do GT no Ministério da Cidadania. O encontro reuniu diversos representantes de instituições da União.

A entidade foi representada pelo supervisor do Núcleo de Desenvolvimento Social, Denilson Magalhães. O GT busca construir uma proposta de melhoria do CadÚnico a partir do alinhamento de sugestões de seus integrantes. Durante o encontro, os representantes de órgãos do governo federal fizeram uma apresentação de nivelamento de todos os conceitos do CadÚnico. Cada órgão detalhou como utiliza o CadÚnico e a interface entre os 28 programas da Assistência Social que utilizam essa ferramenta com a base de beneficiários.

Além de facilitar a atualização de dados e evitar fraudes por meio do cruzamento de informações dos beneficiários, a CNM considera que o aperfeiçoamento vai auxiliar os Municípios na padronização desse banco de dados e permitir que, futuramente, sejam integradas outras políticas públicas como, por exemplo, os programas das áreas da Saúde, da Educação e até mesmo outros serviços ofertados nos Municípios, como o cadastro de imóveis e de veículos, fornecimento de água e energia elétrica, que também passariam a utilizar o CadÚnico como base de beneficiários e usuários.

Atualmente, a ferramenta é um cadastro para programas sociais do governo federal. “A intenção do movimento municipalista é reforçar a importância de as políticas sociais estarem integradas e disponibilizá-las no CadÚnico. A gente deseja que esse cadastro dê acesso a todas as políticas sociais que os Municípios desenvolvem e, principalmente, evitar o retrabalho nas prefeituras alimentando e mantendo várias bases de cadastros dos cidadãos. Então, essa unificação é muito importante”, explicou o consultor da CNM.

A próxima reunião do GT no Ministério da Cidadania está prevista para 9 de julho. Na oportunidade, devem ser feitas uma apresentação e leitura minuciosa das bases de dados das instituições do governo federal que utilizam o CadÚnico.

Por: Allan Oliveira

Foto: Allan Oliveira

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas