Home / Comunicação / CNM participa do painel de Resíduos Orgânicos Urbanos do Congresso Cidades Lixo Zero

Notícias

08/06/2018

Compartilhe esta notícia:

CNM participa do painel de Resíduos Orgânicos Urbanos do Congresso Cidades Lixo Zero

A equipe técnica de Meio Ambiente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do painel Resíduos Sólidos, que integrou a programação do 1º Congresso Internacional Cidades Lixo Zero desta quinta-feira, 7 de junho. Durante a apresentação, Liciana Peixoto parabenizou iniciativas citadas no painel, mas ressaltou que não há solução única e pronta para todos os Municípios, sendo o maior desafio da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) justamente a sua aplicação em contextos tão diversos nas diferentes regiões do Brasil.

Em resposta às petições da sociedade civil referentes à maior interação com o poder público, ela explicou que a Confederação está aberta a trocas com as entidades da sociedade civil, bem como as universidades e afirmou que a entidade busca sempre parcerias e boas práticas para compartilhar com os Municípios. “Os projetos mais bem sucedidos são aqueles onde há parcerias entre Municípios, Estados, União, e comunidades locais”, defendeu.

Além da CNM, estavam entre os palestrantes do painel o diretor da Oeko Bioplásticos, apresentando suas sacolas biodegradáveis; o diretor do Ciclo Orgânico, um serviço de coleta de resíduos orgânicos por assinatura; e o Instituto Ecozinha, que mostrou como seu restaurante passou de grande gerador para pequeno gerador de resíduos sólidos, de acordo com classificação da Lei Distrital 5.610/2016.

O diretor da Morada da Floresta apresentou sua experiência de compostagem em São Paulo e o professo da Universidade do Estado de Santa Catarina, Germano Güttler, deu como exemplo seu projeto de compostagem “Lixo Orgânico Zero em Lages”, que já está implantado em 30% do Município.

Semana meio ambiente
Como entidade apoiadora do evento, a Confederação também participou da abertura, na terça-feira, representada pelo diretor-executivo Gustavo Cezário, que afirmou que uma das metas do Movimento Municipalista pelos próximos dois anos é seguir em uma caminhada rumo ao lixo zero.

A CNM está apresentando diversas iniciativas durante a campanha “Municípios Lixo Zero: desafio de todos”, acompanhe!


Notícias relacionadas