Home / Comunicação / CNM participará de seminário sobre Desenvolvimento Urbano e ODS

Notícias

18/02/2019

Compartilhe esta notícia:

CNM participará de seminário sobre Desenvolvimento Urbano e ODS

Seminario ODS GO DivulgaçãoA Confederação Nacional de Municípios (CNM) participará do ciclo de debates Mobilidade e Desenvolvimento Urbano organizado pelo Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CAU/GO) em parceria com o Conselho Regional de Engenheiros e Agrônomos (CREA/GO), universidades, entre outros. Vale destacar que a entidade é uma das apoiadoras do evento.

Com objetivo de debater e apresentar soluções para incorporação da Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na gestão municipal, o encontro será nesta sexta-feira, 22 de fevereiro, em Goiânia (GO). Na ocasião, especialistas irão promover os debates que têm como tema central Por uma outra urbanidade.

Participação CNM
A entidade abordará os desafios do compartilhamento de dados para a gestão do território, em especial os relacionados aos recortes municipais e metropolitanos, que pressupõem cooperação e coordenação de informações para melhor diagnosticar a área. Da mesma forma, a área técnica de Habitação e Planejamento Territorial da CNM alerta para a importância de ações coordenadas durante o processo. Um dos grandes desafios refere-se à gestão de sistemas integrados.

Na capital goiana, representante da entidade também apresentará as ferramentas disponíveis aos gestores para auxiliar os Municípios na integração dos ODS à administração municipal, por exemplo, a Mandala Municipalista. A CNM é referência na disseminação das agendas globais e, para tanto, disponibiliza ferramenta que permite aos gestores medirem o grau de sintonia das políticas públicas locais com as diretrizes propostas pela Agenda.

Mandala
As informações são disponibilizadas por meio de gráficos, que facilitam a compreensão. O grau de desenvolvimento do Município é apontado de acordo com quatro dimensões: institucional, econômica, social e ambiental. Cada uma delas abriga os ODS correspondentes e indicadores.

Por exemplo, a dimensão ambiental está diretamente conectada com o ODS 11, que visa tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resistentes e sustentáveis. O intuito é não apenas oferecer aos gestores municipais um instrumento que possa ajudá-los a localizarem os ODS, mas também monitorarem o andamento dos indicadores nas áreas deficitárias. Para a CNM, a ferramenta é de grande utilidade para os Municípios, que podem se apropriar de dados para monitorar o desempenho na gestão local e dar transparências às boas práticas.

Para mais informações sobre o ciclo de debates e inscrições acesse o site.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas