Home / Comunicação / CNM promove palestra sobre inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Notícias

15/03/2019

Compartilhe esta notícia:

CNM promove palestra sobre inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

15032019 palestra inclusãoO dicionário traz o significado de inclusão como ato de incluir e acrescentar, ou seja, adicionar coisas ou pessoas em grupos e núcleos que antes não faziam parte. Buscando tratar do tema e incentivar a inclusão em todos os Municípios brasileiros, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) vai incluir no seu quadro de colaboradores pessoas com deficiência.

Para conscientizar a equipe acerca da importância deste passo, a CNM promoveu palestra nesta sexta-feira, 15 de março. Entre os participantes convidados, estava Liane Collares, integrante do movimento Down. Em uma breve apresentação, falou sobre superação e mostrou que não há obstáculo quando se tem determinação. “Tenho certeza de que minha caminhada serve de animação para pessoas com deficiência e, ainda mulheres, para que tenhamos um futuro em que todas estejam incluídas no mercado de trabalho”, disse.

No último Censo Demográfico, levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que, em 2010, 45,6 milhões de pessoas declararam ter pelo menos um tipo de deficiência, seja do tipo visual, auditiva, motora ou mental/intelectual. Os números representam 24% da população brasileira em 2010, e mostram, ainda, que essas pessoas não vivem em uma sociedade adaptada.15032019 palestra inclusão 2

Com vasto currículo, Liane ressaltou que não foi fácil ser incluída no mercado de trabalho, mas que com muita persistência e luta, ela conquistou muito. Entre os trabalhos, Liane integrou a equipe do Superior Tribunal de Justiça (STJ), dedicando seu trabalho ao gabinete do ministro Humberto Martins. Além disso, ela faz teatro na Escola Parque e no Coletivo Teatral, em Brasília, o que resultou em uma participação na Websérie Geração 21 e Expedição 21, lançada em março de 2017.

“Digo a todos que é importante acreditar no seu potencial e ir em frente. E, não coloque limites nos seus sonhos, coloque fé. Não importa o que você é, o importante é o que você quer ser”, finalizou.

Em seguida, a advogada e analista do Judiciário aposentada pelo Supremo Tribunal Federal, Leide Cesar, falou sobre a importância da inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência. Segundo a advogada, a Lei garante que empresas com até 200 funcionários devem ter em sua equipe 2% de pessoas com deficiência. Por fim, ela elogiou a iniciativa da CNM em promover a inclusão e em ser exemplo para os Município brasileiros.15032019 palestra inclusão 3

Por: Lívia Villela
Fotos: Victor Queiroz
Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas