Home / Comunicação / CNM Qualifica debate gestão da saúde básica no 36º Congresso Mineiro de Municípios

Notícias

14/05/2019

Compartilhe esta notícia:

CNM Qualifica debate gestão da saúde básica no 36º Congresso Mineiro de Municípios

Mabilia Souza/CNMO CNM Qualifica — iniciativa que leva capacitação aos Municípios — está na programação do 36º Congresso Mineiro de Municípios. Nesta terça-feira, 14 de maio, ocorreu o seminário Alternativas para a gestão da saúde básica. Amanhã será abordado O papel dos Municípios na rede de amparo social. O evento é sediado no estádio Mineirão, em Belo Horizonte.

Temas como gestão da rede básica de atenção à saúde, análise das portarias de financiamento, judicialização na saúde e o uso de recursos foram alguns dos assuntos tratados no CNM Qualifica. “Abordamos também a situação do programa Mais Médicos, como os últimos editais e as mudanças no perfil de seleção de Municípios para receber profissionais do programa”, acrescentou a consultora de Saúde da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Carla Albert.

Outro tópico debatido foi a construção e organização de equipes de agentes comunitários e agentes de combate a endemias. Ao fim da atividade, houve espaço aberto para que os participantes apresentassem dúvidas e dificuldades enfrentadas nos últimos três anos de gestão. Além de servidores de prefeituras municipais, profissionais da área de contabilidade, vereadores e prefeitos estiveram no seminário, que reuniu cerca de 80 pessoas.

Na quarta-feira, 15 de maio, a consultora de Assistência Social e do projeto Reinserir da CNM, Rosângela Ribeiro, levará temas relacionados ao amparo social no nível municipal. Na apresentação, estão previstos tópicos como Políticas Nacional de Assistência Social, Sistema Único de Assistência Social (Suas), Plano Municipal de Assistência Social e Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

CNM
A Confederação também tem no evento estande de atendimento técnico para orientar e dialogar com os participantes. No espaço, há materiais informativos e cartilhas. Ainda na programação do Congresso Mineiro, foi feita a primeira reunião itinerante do Conselho Político da CNM.

O 36º Congresso Mineiro de Municípios ocorre em 14 e 15 de maio em Belo Horizonte. Promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), deve receber aproximadamente cinco mil gestores municipais.

Da Agência CNM de Notícias
Foto Mabília Souza

Leia também
Em BH, reunião do Conselho Político da CNM define próximas ações do movimento municipalista

Congresso Mineiro começa com atendimento técnico da CNM

Importância do Turismo e evento em Capitólio (MG) são destaques em palestra ministrada no Congresso Mineiro


Notícias relacionadas