Home / Comunicação / CNM Qualifica: gestores de cinco Estados recebem curso de capacitação

Notícias

18/03/2019

Compartilhe esta notícia:

CNM Qualifica: gestores de cinco Estados recebem curso de capacitação

19022019 CNM qualificaServidores e funcionários da administração municipal de cinco Estados receberam o programa CNM Qualifica nesta segunda-feira, 18 de março: Maceió (AL), Florianópolis (SC), Palmas (TO), Curitiba (PR) e Belém (PA). O evento é promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e conta com o apoio das entidades estaduais de Municípios.

O CNM Qualifica vai abordar diferentes temáticas e conta com a participação de técnicos e profissionais que trazem conteúdo de qualidade acerca dos temas propostos. Entre os objetivos, está o de consolidar o movimento municipalista e transformar a entidade em referência mundial na representação municipal, a partir de iniciativas políticas e técnicas que visem à excelência na gestão e à qualidade de vida da população.

As temáticas a serem abordadas nos encontros, que duram de 8 a 12 horas, em alguns casos, divididos em dois dias, são variadas: gestão de pessoas, educação/Fundeb, consórcios, captação de recursos, assistência social e saúde.

Santa Catarina

18032019 CNMQualifica SantaCatarinaEducação foi o tema tratado durante o CNM Qualifica em Florianópolis (SC). A palestrante foi a consultora de Educação da CNM, Mariza Abreu. Na oportunidade, ela falou aos convidados sobre os novos desafios do financiamento da Educação.

As propostas em debate no Congresso Nacional acerca do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além de recursos vinculados, salário-educação e transferências legais e voluntárias da União, foram explanados pelo supervisor da CNM André Amorim.

Os participantes puderam participar de oficina sobre as propostas para o novo Fundeb e palestra sobre os desafios da Educação Municipal, como, na Educação Infantil, a obrigatorieada da pré-escola, meta da expansão da creche e instituições conveniadas; e, no Ensino Fundamental, sobre as políticas de alfabetização nos anos iniciais.

No evento, que teve como apoio a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), quase 300 pessoas estiveram presentes, que vai até esta terça-feira, 19 de março.

Paraná

18032019 CNMQualificaParanaEm Curitiba (PR) mais de 200 participantes estiveram presentes no CNM Qualifica. No Estado, a pauta tratada foi Consórcios e contou com palestra do consultor da CNM Juarez Henrichs.

Os presentes aprenderam um pouco sobre Consórcios Públicos Intermunicipais, envolvendo a legislação, a possibilidade de formação, as modalidades, as áreas de formação, entre outros. Foram sanadas, ainda, dúvidas sobre a estrutura organizacional do Consórcio, bem como os itens Transparência, Controle e Jurisprudência.

Em Curitiba, o evento contou com o apoio da Associação de Municípios do Paraná (AMP) e também acontece durante dois dias, terminando na próxima terça-feria, 19 de março.

Pará

18032019 CNMQualifica ParaCom o tema Nosso Mundo, Nosso Sistema Único de Saúde (SUS), servidores e funcionários da administração municipal do Estado do Pará receberam o CNM Qualifica. O evento começou nesta segunda-feira, 18 de março e se estende até a próxima terça-feira, 19 de março.

Entre os tópicos tratados, esteve o que mudou na atenção básica / primária de saúde, além de instigar os participantes a pensarem o que e para quem está se fazendo. As conexões organizativas e de financiamento da Saúde Mental, Vigilância em Saúde e Atenção básica também estiveram entre os temas apresentados.

Os intregrantes dos debates ainda apresentaram dez passos para diminuir a Judicialização da Saúde e defesa dos Municípios, além de orientar os gestores no uso e no manuseio dos Sistemas de dados e possíveis arranjos para qualificação da gestão local.

No Estado, o evento contou com o apoio da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep).

Tocantins

18032018 CNMQualifica TocantinsTambém realizado em dois dias, Palmas (TO) recebeu o CNM Qualifica com o apoio da Associação Tocantinense de Municípios (ATM). O papel do prefeito e dos secretários municipais no processo de captação de recursos e o sucesso na gestão municipal, bem como conhecimentos básicos para realização e desempenho das atividades necessárias, além da Gestão na Captação de Recursos estiveram entre os temas tratados durante a programação.

Um serviço oferecido pela CNM no conteúdo exclusico, disponpivel somente para Municípios associados, a Plataforma Êxitos, também esteve na pauta do CNM Qualifica. Na oportunidade, foi feito um detalhamento da plataforma, mostrando com gerenciar os perfis, as oportunidades de captação de recursos, além de demonstração dos panoramas por Município.

Alagoas

18032018 CNMQualifica AlagoasEm Maceió (AL), o CNM Qualifica trouxe aos participantes informações sobre as regras básicas de gestão de pessoas, e aconteceu somente netsa segunda-feira, 18 de março. Num primeiro momento, os assuntos foram os Regimes Jurídicos nos Municípios.

A relação de pessoal à luz da Constituição Federal, além dos quadros de pessoal e dos Planos de Carreira, estiveram entre as temáticas tratadas no evento. Os Servidores detentores de mandato eletivo, além da Gestão Financeira de Pessoal e as avaliações de desempenho e as promoções ou a perda da estabilidade também estiveram em pauta.

Para falar destes assuntos, esteve presente, representando a CNM, a consultora da área Jurídica, Dra. Elena Garrido. O CNM Qualifica no Estado contou com o apoio da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

Confira a agenda completa dos seminários e o conteúdo a ser apresentado.

Por: Lívia Villela
Fotos: Entidades Estaduais
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas