Home / Comunicação / Em Minas, gestores recebem orientações sobre Assistência Social no CNM Qualifica

Notícias

15/05/2019

Compartilhe esta notícia:

Em Minas, gestores recebem orientações sobre Assistência Social no CNM Qualifica

Divulgação/Mabilia SouzaMais um curso do projeto CNM Qualifica ganhou protagonismo no segundo dia de Congresso Mineiro de Municípios. O evento, que reúne milhares de gestores municipalistas no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG), recebeu duas edições do projeto que é promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com apoio do Instituto Paulo Ziulkoski (IPZ).

Nesta quarta-feira, 15 de maio, cerca de 200 participantes do evento receberam orientações sobre a gestão da Assistência Social no Sistema Único da Assistência Social (Suas). A palestra foi concedida pela consultora da área de Assistência da CNM Rosângela Ribeiro, com a participação do presidente de honra da Confederação, Paulo Ziulkoski, e idealizador da iniciativa.

Em um breve discurso aos gestores mineiros, Ziulkoski falou sobre a atuação da Confederação e ressaltou o trabalho dos gestores locais para o fortalecimento do movimento municipalista. “A minha vontade é qualificar milhares de gestores locais, pois só bem informados é que vocês poderão lutar pelos direitos e entender o que pode e o que não deve ser feito dentro da administração pública”, explicou o presidente de honra.

Ziulkoski aproveitou ainda para alertar os municipalistas sobre programas federais e alta contrapartida que é concedida pelos Municípios atualmente. “Vocês têm que estar atentos aos programas, tem que buscar informações na CNM, e sempre avaliar se os Municípios tem a real condição de aderir a programas que, em sua maioria, se tornam inviáveis para os Entes locais”, reforçou.

Um dos assuntos destacados pela especialista foi sobre a atuação e as diretrizes dos fundos municipais de Assistência Social. “A gente precisa olhar pra os fundos de Assistência Social como instrumentos de gestão”, explicou a consultora da CNM.

Rosângela falou ainda da Política Nacional de Assistência Social, níveis de gestão e proteção social, serviços socioassistenciais, Plano Municipal de Assistência Social, tipos de repasses na área e blocos de financiamento, e o Fundos da Infância e Adolescência (FIA).

Nesta quarta-feira é comemorado o Dia do Assistente Social, profissional que colabora com a promoção do bem-estar social. A consultora da entidade aproveitou a data para parabenizar os profissionais que se dedicam a lutar pelos direitos humanos, por melhores condições de vida para grupos sociais vulneráveis.

Por: Mabilia Souza

Foto: Mabilia Souza
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas