Home / Comunicação / Aroldi conduz abertura do CNM Qualifica em Porto Alegre; outras três cidades receberam capacitações nesta sexta-feira

Notícias

31/05/2019

Compartilhe esta notícia:

Aroldi conduz abertura do CNM Qualifica em Porto Alegre; outras três cidades receberam capacitações nesta sexta-feira

31052019 Aroldi 8A semana da equipe do CNM Qualifica foi encerrada com a realização de mais edições do evento nos Municípios de Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Macapá (AP) e Porto Velho (RO). O Pacto Federativo, a gestão de pessoas, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Educação foram, respectivamente, os assuntos escolhidos pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em parceria com as entidades estaduais para os debates nessas cidades. 

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, participou da abertura do evento em Porto Alegre onde abordou a atuação da entidade e do movimento municipalista em busca da revisão do Pacto Federativo. Aroldi também destacou demandas que fazem parte da pauta prioritária municipalista.

Em Fortaleza (CE), a consultora jurídica da Confederação, Elena Garrido, ministrou a capacitação e abordou a temática da gestão de pessoas nas prefeituras. O público teve esclarecimentos relacionados aos regimes jurídicos nos Municípios, às competências municipais sobre pessoal, e aos quadros de pessoal.

Assuntos como os planos de carreira, avaliações de desempenho, promoções e perda de estabilidade ganharam notoriedade. O curso foi finalizado com detalhes referentes aos concursos públicos, admissão pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e gestão financeira de pessoal. Confira aqui as próximas edições do CNM Qualifica.

ODS
Macapá foi o local de encontro de técnicos e servidores municipais para abordar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O consultor Eduardo Stranz detalhou o trabalho da CNM para o alcance dos ODS.

Nesse sentido, destacou a atuação da entidade da CNM para sensibilizar os Municípios da importância de implementação dos ODS em prol da Agenda 2030. Esse incentivo faz parte do projeto da CNM de levar os ODS a todos os Municípios do Brasil. A CNM é uma das integrantes da Comissão Nacional dos ODS.31052019 Aroldi 7

Educação

Mais de 140 agentes municipais entre prefeitos, secretários e técnicos das prefeituras de Rondônia participaram do CNM Qualifica em Porto Velho que discutiu o Financiamento da Educação. O encontro foi promovido em parceria com a Associação Rondoniense de Municípios (Arom).
Ao participar da abertura do encontro, o presidente da Arom, Claudio Santos, enfatizou que os prefeitos e secretários têm uma missão importante que requer dedicação e coragem para enfrentar as complexidades do setor de educação. “Está sob nossa responsabilidade gerir com esmero os programas e toda a dinâmica de oferta de educação à sociedade. Nesse contexto, nós da associação buscamos oferecer uma atualização de conhecimentos e ampliar discussões sobre o tema”, discursou.

O evento propõe uma profunda abordagem sobre os diversos programas federais, que são executados pelos Municípios e os gastos impostos às gestões locais. A palestra da consultora de Educação da CNM, Mariza Abreu, tratou a colaboração e conflito entre Estado e União, bem como os desafios enfrentados pelos Municípios na entrega da educação. 

As propostas em debate no Congresso Nacional do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e uma oficina para a apresentação de propostas do Fundo fizeram parte da programação do encontro. Ainda estiveram em destaque os programas federais para a educação municipal e responsabilidades dos entes federados. Na próxima semana, as cidades de Aracaju (SE), Maceió (AL), Campo Grande (MS) Recife (PE), Cuiabá (MT), João Pessoa (PB) São Paulo (SP) e Natal (RN). Confira as datas e confirme a sua participação aqui.


Da Agência CNM de Notícias, com informações da Arom


Notícias relacionadas