Home / Comunicação / CNM recebe evento sobre política tributária

Notícias

07/12/2022

Compartilhe esta notícia:

CNM recebe evento sobre política tributária

WhatsApp Image 2022 12 07 at 09.47.05A Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebeu em sua sede, nesta quarta-feira, 7 de dezembro, evento promovido pela Receita Federal do Brasil e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Com o tema Tax Gap: quando todos pagam, pagam menos e o Brasil cresce, o Seminário Tax Gap teve como objetivo debater sobre os diferentes gaps de conformidade e de política tributária existentes que constituem desafios para as administrações tributárias no Brasil.

Durante a abertura, a diretora técnica da CNM, Thalyta Alves, que participou representando o presidente Paulo Ziulkoski, reforçou que o Seminário é um momento de diálogo, de trocas, importante para que os desafios sejam superados. “Nós, como representantes dos Municípios, sabemos que muitos dos desafios são enfrentados na ponta, nas administrações tributárias municipais. Creio que aqui tenhamos representantes de Municípios e que buscam aqui um compartilhar de experiências, novas tecnologias, modernizações para aperfeiçoar seu trabalho no âmbito municipal”, disse.

Constante no tema do evento, Tax Gap representa a diferença entre as obrigações fiscais previstas na legislação e a quantia paga efetivamente pelo contribuinte de maneira espontânea em tempo hábil, não sendo considerados nesse conceito juros e multas. Ainda durante a fala, a diretora técnica da CNM ressaltou a importância de se debater temas para o aperfeiçoamento da atuação das administrações tributárias. “Costumamos dizer que sem receita, que é o oxigênio, nada se faz, nada se executa. O planejamento pode estar muito bem elaborado, mas se não tiver receita, ele não sai do papel. A gente sabe que os Municípios e as administrações precisam de recursos. Modernizar para trazer eficiência, reduzir custo de conformidade, é uma garantia de mais receitas aos cofres e redução de evasão fiscal”, completou.

Ao finalizar o discurso, Thalyta Alves disse que, além da representação política, um dos focos da CNM é garantir que os Municípios tenham acesso a uma capacitação, a novas tecnologias e boas práticas relacionadas às diversas áreas.

Participaram também da abertura do Seminário a Líder em Gestão Fiscal do BID, Maria Cristina Mac Dowell, o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto, e o Secretário Especial da Receita Federal, Julio Cesar Vieira Gomes.

Por: Lívia Villela
Foto: Agência CNM
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas