Home / Comunicação / CNM recomenda economia criativa para alavancar turismo nos Municípios

Notícias

16/09/2020

Compartilhe esta notícia:

CNM recomenda economia criativa para alavancar turismo nos Municípios

16092020 foto pexelsPreocupada com a retomada da atividade turística nos Municípios, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) recomenda que os gestores municipais conheçam mais sobre economia criativa. A entidade acredita que durante a atividade de turismo no Município, o visitante pratica a troca de experiências sociais e concede a interação entre culturas variadas, como as atividades relacionadas às tradições culturais fazem parte da economia criativa. Desta forma, entende-se o turismo como uma atividade criativa, observadas por exemplo na atividade denominada turismo cultural.

“A Economia Criativa é um conjunto de atividades econômicas que depende do conteúdo simbólico, a matéria-prima para geração de serviços e produtos, sejam eles tangíveis ou intangíveis.” O conceito que ganhou destaque a partir dos anos 2000, afirma que indústrias criativas podem reforçar a cultura como valores que identificam uma comunidade, possuem além do papel de coesão social e inclusão, o potencial de gerar atividade turística.

Em publicação realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em 2015, que versa sobre o Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil, o Produto Interno Bruto (PIB) Criativo representava 2,64% do PIB nacional, totalizando R$ 155,6 bilhões em riqueza para a economia brasileira, com mais de 815 mil profissionais criativos formalmente empregados no setor, sendo a produção criativa dividida em 13 segmentos, relacionados à quatro grandes áreas: Consumo, Mídias, Cultura e Tecnologia.

Maiores informações podem ser acessadas no site do Sebrae.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas