Home / Comunicação / CNM reforça importância da participação dos gestores nas pesquisas da entidade

Notícias

18/01/2021

Compartilhe esta notícia:

CNM reforça importância da participação dos gestores nas pesquisas da entidade

18012021 Stranz02A importância da participação dos gestores municipais nas pesquisas, levantamento de dados e estudos elaborados e divulgados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) foi a temática principal do painel Estudos e ferramentas para uma melhor gestão pública municipal. O plenário faz parte dos Seminários Novos Gestores, que teve início nesta segunda-feira, 18 de janeiro.

Durante a explanação, o consultor da CNM Eduardo Stranz reforçou que a entidade produz estudos próprios, além de atender a demandas das áreas técnicas. “Todas as informações passam pelo nosso setor, que produz indicadores que vão servir para os estudos. A produção de conteúdo é muito importante e, para que isso ocorra, nós precisamos de dados e informação dos Municípios brasileiros”, complementa.

Além de buscar fontes oficiais e primárias de informação, como dados oficiais do governo federal, a Confederação promove pesquisas e a própria coleta de dados. Por isso, segundo Stranz, é importante que os gestores municipais deixem seus contatos atualizados junto à entidade. “Queria aqui deixar um alerta que, normalmente, vamos incomodar. Vocês vão receber ligações no celular para que respondam pesquisas. Elas servem de subsídios para elaborar os nossos estudos e análises. São informações que não encontramos nos órgãos oficiais e que é necessário que se busque diretamente de vocês”, diz o consultor.

A coleta de dados vai, além de possibilitar a realização de estudos exclusivos do movimento municipalista, ser de extrema importância na luta para conseguir mais recursos aos Municípios ou para reivindicar alguma pauta junto aos três Poderes da União. “As conquistas têm um peso político, mas tem que ter um peso técnico também. Temos que comprovar que está faltando dinheiro no Município para conseguirmos apoio do governo federal”, finaliza Stranz.

O contato com os gestores municipais é feito, além do telefone - através do nosso call center - por e-mail e através de formulário eletrônico. Tudo devidamente indicado como sendo parte de um levantamento da CNM. Entre os principais estudos promovidos ao longo do ano de 2020, o consultor citou o levantamento sobre a situação da pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19).

“Foi uma enorme pesquisa com mais de 4.500 Municípios sobre toda a questão da Covid-19, desde a decretação da calamidade, até o problema da abertura e fechamento da economia, a questão dos casos e como foram utilizados os recursos nos Municípios. Isso deu uma repercussão muito grande na mídia. É o estudo que mais tem informações dos Municípios do Brasil, que só deu certo porque teve o apoio dos gestores que nos deram essas informações”, citou.

Seminários Novos Gestores
Os Seminários Novos Gestores acontecem até o dia 28 de janeiro e tem inscrições gratuitas. Os eventos acontecem separados por regiões do país, sendo dois dias de programação para cada localidade. Podem participar prefeitos e prefeitas que estão na gestão 2021-2024, bem como gestores municipais das mais diversas áreas da administração local. para mais informações, basta acessar o site oficial do evento.

Acesse aqui a galeria de fotos. Confira os materiais elaborados pela CNM para auxiliar os gestores

 

Leia Mais:

Plano de Desenvolvimento Rural e licenciamento ambiental, confira como foi a segunda plenária da tarde

Plano de operacionalização para o enfrentamento a pandemia foi debatido no primeiro dia dos Novos Gestores 

Seminários Novos Gestores: público recebe orientações sobre o FPM, ICMS e aumento de receitas

Evento Novos Gestores reforça a gestão municipal em Assistência Social

Estrutura municipalista e conquistas ganham destaque na abertura dos Novos Gestores 2021-2024

Por: Lívia Villela
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas