Notícias
16/03/2023
CNM repudia violência nos Municípios do Rio Grande do Norte
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) repudia a situação de violência que tem afligido os Municípios do Estado do Rio Grande do Norte nos últimos dias. De acordo com os veículos de imprensa do Estado, esta quinta-feira, 16 de março, é a terceira noite e madrugada de violência com ataques na capital, Natal, e pelo menos em outros 18 Municípios.
Além da capital, foram alvo de ataques os Municípios de Acari, Boa Saúde, Caicó, Campo Redondo, Cerro Corá, Jaçanã, Lagoa D'anta, Lajes Pintadas, Macau, Montanhas, Mossoró, Nísia Floresta, Parnamirim, Santo Antônio, Tibau do Sul, Touros, São Miguel do Gostoso e Macaíba.
As ações criminosas são organizadas por uma facção que tem queimado prédios públicos, comércios e veículos, segundo a polícia. Os ataques ocorrem mesmo após a chegada de cem homens da Força Nacional que reforçam a segurança do Estado. Os criminosos causaram estragos em prédios públicos e atearam fogo em ônibus. Por causa do clima de insegurança, as prefeituras suspenderam o serviço de transporte público e cancelaram aulas nas escolas.
Não há informações oficiais sobre feridos, mas relatos de que dois veículos foram queimados no Município de São Paulo do Potengi e outros dois no Município de João Câmara. Em Macau, o prédio das marisqueiras foi incendiado. Já em Caicó tiros foram disparados contra a Câmara Municipal e também ocorreram relatos de incêndio em ônibus.
A CNM lamenta e se solidariza com os atingidos por toda essa onda de violência que atinge a população potiguar. Nesse sentido, a entidade faz apelo para que as autoridades competentes somem esforços aos Municípios para resolver a situação caótica em que se encontra o sistema de segurança pública do Rio Grande do Norte.
Paulo Ziulkoski
presidente da CNM
Notícias relacionadas
