Home / Comunicação / CNM se reúne com Ministério da Agricultura para debater importância do Suasa

Notícias

29/09/2022

Compartilhe esta notícia:

CNM se reúne com Ministério da Agricultura para debater importância do Suasa

2022 09 reunião governançaA Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou nesta quarta feira, 28 de setembro de uma reunião com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para debater a governança do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e os desafios enfrentados pelos Municípios. O encontro foi realizado de forma online.

O Mapa apresentou as ações desenvolvidas visando aperfeiçoar a governança do SUASA e a revisão que vem sendo realizada nos normativos. A CNM apresentou as dificuldades dos governos locais no apoio às ações de defesa e inspeção sanitárias com destaque para a prestação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), e ainda alertou da necessidade de maior divulgação para o sistema brasileiro de inspeção vegetal, que é de grande interesse dos Municípios, mas está concentrado nas bebidas em geral.

A CNM foi representada pelo consultor de desenvolvimento rural, Mário Nascimento, e pelo analista técnico em desenvolvimento rural, Osni Morinishi. A área técnica defendeu a importância da inclusão da CNM como membro no Conselho Nacional de Política Agrícola (CNPA), visando a representação dos Municípios no debate da política agropecuária.

SUASA
O SUASA é um sistema unificado, descentralizado e integrado entre a União, os Estados e os Municípios. Tem o objetivo de proteger a saúde dos animais, a sanidade vegetal, a qualidade e a inocuidade dos produtos destinados ao consumo.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas