Home / Comunicação / CNM solicita reativação da Comissão Binacional de Saúde Brasil-Uruguai

Notícias

10/10/2018

Compartilhe esta notícia:

CNM solicita reativação da Comissão Binacional de Saúde Brasil-Uruguai

10102018 Reunião Cooperação Internacional Ministério da SaúdeNesta quarta-feira, 10 de outubro, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) solicitou o apoio do Ministério da Saúde (MS) para a reativar a Comissão Binacional Assessora de Temas de Saúde na Fronteira (Cbas) Brasil-Uruguai.

O consultor Zulmir Rasch e a técnica da área Internacional da CNM Thais Mendes levaram as demandas dos Municípios fronteiriços uruguaios ao chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde do Ministério da Saúde, Fábio Cordeiro, e ao assessor especial do ministro para Assuntos Internacionais, Fabio Frederico.

Cordeiro externou que a reativação do Cbas é importante e que a relação bilateral com o Uruguai na área de saúde pode se tornar um modelo para a cooperação com outros países. Os representantes tanto da CNM quanto do MS entendem que é necessário ampliar a escuta aos Municípios fronteiriços brasileiros antes de avançar com a pauta. Contudo, no início do próximo ano, já deverá ser agendo um encontro bilateral com representes municipais e federais dos dois países.

Comissão Binacional
A primeira reunião da Cbas foi na cidade de Rivera (Uruguai), em junho de 2010. Desde então, foi deixado ao largo a continuidade das discussões necessárias para o intercâmbio de profissionais e a cooperação na área de saúde promovida pelo Acordo de Ajuste Complementar para a Prestação de Serviços de Saúde para Nacionais Fronteiriços Brasileiros e Uruguaios.

Saiba mais
No Itamaraty, CNM apresenta propostas de interesse de Municípios fronteiriços

Por: Luiz Philipe Leite
Foto: Luiz Philipe Leite
Da Agência CNM de Notícias

 


Notícias relacionadas