Home / Comunicação / CNM vence Prêmio Marco Maciel de ética e transparência em relações institucionais

Notícias

26/09/2018

Compartilhe esta notícia:

CNM vence Prêmio Marco Maciel de ética e transparência em relações institucionais

26092018 Premio Marco Maciel 2Reconhecer instituições que contribuem de maneira concreta e efetiva para a melhoria das relações institucionais e governamentais com princípios de ética e transparência. Esse é o objetivo do Prêmio Marco Maciel. Promovido pela Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), a premiação foi entregue nesta terça-feira, 25 de agosto, no Panteão da Pátria Tancredo Neves (Praça dos Três Poderes), em Brasília.

O tema desta primeira edição foi “Ética e Transparência entre o Público e o Privado”. E a Confederação Nacional de Municípios (CNM) foi a vencedora na categoria Relações Institucionais e Governança (RIG) na Sociedade Civil Organizada. O troféu e a menção honrosa pelo primeiro lugar foram recebidos pelo presidente da entidade municipalista, Glademir Aroldi, acompanhado do diretor-executivo, Gustavo Cezário.

Aroldi falou sobre a importância do Prêmio e enalteceu Marco Maciel. “Ele representa muita ética e muita transparência. E é isso o que o Brasil está precisando para que a gente possa efetivamente construir um país melhor para todos os brasileiros”, diz.

O ex-ministro de Transparência, Fiscalização e CGU, e atual ministro da Justiça, Torquato Jardim, participou da premiação ressaltando que a ética e a transparência são valores fundamentais em toda administração pública e privada. “Particularmente na administração pública, que tem capilaridade última na cidadania, está toda a responsabilidade de prefeitos, vereadores e secretários municipais. É onde mais se sente a presença do poder público. A grande democracia se faz no Município. Toda a vida de Marco Maciel foi dedicada ao movimento municipalista. Foi um grande incentivador, na Constituinte, de promover o Município como Ente da federação com toda a cobertura constitucional que ele tem”, relembra o ministro ao comentar a premiação da CNM.

O26092018 Premio Marco Maciel 1 presidente da Abrig, Guilherme Cunha, falou sobre a necessidade de o Prêmio reconhecer as boas iniciativas da sociedade em um diálogo ético e transparente com o setor público. “É um prêmio que está em sua primeira edição e já é um sucesso. A CNM e o presidente Aroldi têm feito um trabalho belíssimo, inclusive recebendo o primeiro lugar em uma das categorias. Que os Municípios continuem sendo esse importante vetor de desenvolvimento do nosso país”, conclamou.

Aroldi parabenizou a iniciativa da Abrig por premiar a ética e a transparência na relação público-privada, que é de enorme importância para a federação brasileira. “Em nome do movimento municipalista brasileiro, te todos os prefeitos e prefeitas, que praticam a ética e transparência, nós agradecemos o reconhecimento ao nosso movimento”, comemora Aroldi. “Reconhecer também o trabalho dos nossos colaboradores, da nossa diretoria e da diretoria do (ex) presidente Paulo Ziulkoski, que foram os construtores desta Confederação que pratica ética e transparência”, complementa.


CATEGORIAS DO PRÊMIO
26092018 Premio Marco Maciel 3RIG em Organizações Públicas (vencedor Embrapa)
Instituição Pública que no bojo de sua atuação específica tenha se destacado para o engrandecimento da atividade de “RIG” nacionalmente e o fomento da ética e transparência na relação entre o público e o privado.

RIG em Organizações Privadas ou Mistas (vencedor Fundação Certi)
Instituição Privada que no bojo de sua atuação específica tenha se destacado para o engrandecimento da atividade de “RIG” nacionalmente e o fomento da ética e transparência na relação entre o público e o privado.

Instituição de Ensino em RIG (vencedor Instituto de Desenvolvimento Educacional da Fundação Getúlio Vargas)
Instituições de ensino, por meio de acadêmicos ou estudiosos que por projeto específico vinculado à temática tenha se destacado por meio de projetos de capacitação, pesquisas sobre a atividade de “RIG” contribuindo para o incremento do desenvolvimento da atividade nacionalmente, bem como para a assunção de novas práticas.

26092018 Premio Marco Maciel 4RIG na Sociedade Civil Organizada (vencedor Confederação Nacional dos Municípios)
Pessoa Jurídica, Pessoa Física, Associação, Confederação, Sindicato, Sociedade Civil Organizada e Entidade com atuação na área, que tenha contribuído para o engrandecimento da atividade de “RIG” nacionalmente e o fomento da ética e transparência na relação entre o público e o privado e a sociedade civil brasileira.

Jornalismo sobre a Atividade de RIG (vencedor Estado de S.Paulo, jornalista Renan Truffi)
Matéria ou conjunto de matérias de comunicação veiculadas que tenha tido comprovada relevância sobre a importância da atividade e do profissional de RIG no panorama nacional, bem como a inserção da atuação brasileira em cenário mundial.

Por: Luiz Philipe Leite
Foto: Luiz Philipe Leite
Da Agência CNM de Notícias

 


Notícias relacionadas