Home / Comunicação / Com a presença de brasileiros e portugueses, 1ª Missão Técnica InovaJuntos começa oficialmente

Notícias

23/05/2022

Compartilhe esta notícia:

Com a presença de brasileiros e portugueses, 1ª Missão Técnica InovaJuntos começa oficialmente

23052022 Cesar Tadeu Ag CNM 2A cerimônia de abertura da 1ª Missão Técnica InovaJuntos: Portugal-Brasil ocorreu na manhã desta segunda-feira, 23 de maio, na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Em nome do presidente Paulo Ziulkoski, o coordenador do projeto no Brasil, Luís Maurício Zanin, destacou a importância da iniciativa de integração de países e das inúmeras ações que buscam a construção de um país diferente, de uma nação melhor.

De acordo Zanin, o projeto, cofinanciado pela União Europeia, permite a construção de espaços híbridos de inovação, em que pessoas reais se conhecem e transformam a realidade de suas localidades, a partir das mais diversas experiências já executadas. Zanin deu voz à ideia do presidente da CNM, ao idealizar o projeto, de que 5.568 Municípios sejam representados. “Isso não seria possível com uma ação, então, os senhores são os protótipos, os modelos, os exemplos a serem construídos”, disse.

Ao prestigiar o evento, o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ibañez, reconheceu a oportunidade de conhecimento mútuo de contribuição para o desenvolvimento sustentável em diversas dimensões. “Os Municípios modelo de boa gestão, tanto na União Europeia quanto em outras regiões, têm procurado soluções inovadoras para os desafios globais”, disse referindo-se aos mais diversos desafios de sustentabilidade, como acesso a água potável e saneamento. “Os governos subnacionais, Estados e Municípios, estão mais próximos do cidadão e desempenham um papel muito relevante ao enfrentar os desafios, sobretudo nos centros urbanos, como linha de frente de crises e emergências, portanto devem ter suas capacidades fortalecidas”, afirmou Ibañez.

A expectativa do embaixador da União Europeia é de que as ações e as trocas de experiências e boas práticas, por meio do InovaJuntos, gerem outras parcerias futuras e duradouras. Já a ministra conselheira da embaixada de Portugal no Brasil, Sandra Magalhães, falou da oportunidade de experiência promovida pelo projeto. “O Brasil é um país de dimensão continental,  diversidade enorme e riqueza fantástica. Em cada cantinho, vocês vão ver quão diferente pode ser”, disse a representante da Embaixada ao afirmar que há muito a ser feito e a ser aprendido.

23052022 Cesar Tadeu Ag CNM 1O gerente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Derly Fialho, mencionou as duas experiências desenvolvidas em parceria com a CNM, o cidade empreendedora e o programa de desenvolvimento de territórios brasileiros, que serão compartilhadas ao longo do evento. “Nós nos enriquecemos quando trocamos experiências bem consolidadas”, disse. Para o coordenador do InovaJuntos em Portugal, Giovanni Allegretti, o projeto representa a continuidade das ações desenvolvidas entre os dois países.

Clusters brasileiros
Representantes dos Municípios em que os clusters são promovidos também marcam presença na abertura oficial dos trabalhos. De Santarém (PA), Nélio Aguiar, que é tesoureiro da CNM destaca alguns feitos do movimento municipalista e lembrou da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Ele se queixou da falta de participação dos prefeitos e dos governos locais nos debates, nos projetos e nos financiamentos voltados à preservação da floresta amazônica e às soluções aos problemas locais.

Prefeito de Rodeio (SC) e presidente do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi), Valcir Ferrari afirmou que os frutos do projeto serão muitos. Representando o Município de Feliz Deserto (AL), a secretária de Saúde, Geilda Jatobá, falou dos esforços da gestão para atender os munícipes e promover a sustentabilidade. De Goiás (GO), o prefeito Aderson Gouvea, fez um pequeno histórico da localidade e mencionou feitos inovadores. Por fim, o prefeito de Belém (PA), Edmilson Rodrigues, reconheceu o valor estratégico da iniciativa para o desenvolvimento.

De Portugal
Além dos representantes municipais brasileiros, os agentes políticos portugueses também participaram da abertura do evento. Vice-presidente da Câmara Municipal de Olhão, Elsa Maria da Parreira, falou sobre o orgulho de participar do projeto; e o vereador de Coimbra, Miguel José Fonseca, também enalteceu a oportunidade de fortalecer a cooperação e somar conhecimento para melhorar a implementação de políticas públicas e a vida dos cidadãos. Para a vereadora do ambiente, Clima e Energia, Município de Maia, Marta Peneda, o projeto é cooperar para fazer mais e melhor.

23052022 Cesar Tadeu Ag CNM 3Da mesma forma, o primeiro secretário da Comunidade Intermunicipal do Algarve (CI-AMAL), Joaquim Brandão Pires, falou resumidamente sobre a cooperação intermunicipal que reúne 16 governos locais e agradeceu a oportunidade de participar do projeto. O coordenador técnico da Federação Nacional dos Baldios Estrela Sul, Pedro Miguel Gomes, explicou que os baldios são áreas comunitárias, previstas na Constituição de Portugal juntamente com as áreas particulares e públicas. Essas áreas são geridas por um colegiado de cidadão e estão associadas a aldeias, montanhas e/ou áreas desfavorecidas.

Apresentação Institucional
Ausente por motivos de saúde, a apresentação de Ziulkoski foi feita pela diretora técnica da CNM, Thalyta Alves. Ela também levou aos participantes do evento mensagem de saudação da fundadora do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Tania Ziulkoski, com destaque para o objetivo de potencializar a participação feminina na política por meio do InovaJuntos. A atuação da entidade, os ganhos obtidos ao longo dos anos e o fortalecimento do movimento municipalista ganharam projeção.

“São 42 anos de luta. Nós representamos os 5.568 Municípios e essa marca de R$ 1 trilhão em conquistas foi alcançada este ano, fruto do trabalho conjunto”, pontuou a Thalyta ao lembrar da estrutura formada pelas representações municipalistas estaduais e microrregionais. Antes de finalizar a apresentação, a diretora reforçou a motivação que move o municipalismo de melhorar a vida das pessoas. Assim, como o prefeito Nélio comentou, a Marcha também fez parte de sua fala.

Por Raquel Montalvão
Foto: Cesar Tadeu/ Agência CNM Confira a galeria https://flic.kr/s/aHBqjzR9Qa
Da Agência CNM de Notícias

Acompanhe a transmissão



Notícias relacionadas