Home / Comunicação / Com apoio da CNM, chega ao fim o 8º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial

Notícias

14/12/2021

Compartilhe esta notícia:

Com apoio da CNM, chega ao fim o 8º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial

forteO 8º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial - Turismo no cenário pós-pandemia: O Patrimônio Cultural e Natural como ativo para o desenvolvimento, foi finalizado no último sábado, 11 de dezembro. O Evento foi realizado com muito sucesso pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e Prefeitura de São Luís, capital do Maranhão, com o apoio institucional da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e patrocínio do Sebrae Nacional e INFRAERO.

O evento foi realizado nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2021, no Complexo Fábrica Santa Amélia/Universidade Federal do Maranhão. O encontro foi marcado por palestras presenciais e virtuais que trataram em mesas distintas sobre: Os Desafios e Oportunidades para os Destinos Patrimônio Mundial – Sinalização Turística e Centros de Interpretação do Patrimônio Mundial; Financiamento e Captação de Investimentos para as Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Natural e Cultural; Destinos Turísticos inteligentes e Criativos e o Patrimônio Natural e Cultural – O Patrimônio como inspiração para a economia criativa e o fortalecimento da cadeia produtiva e Como vender Destinos Turísticos Patrimônio Mundial – Transformação e criatividade em momentos de crise. A mediação das mesas foi executada por Prefeitos de Municípios filiados à CNM.

O Ministro do Turismo, Gilson Machado Guimarães Neto, não pode comparecer de forma presencial, devido a compromissos assumidos anteriormente, mas enviou um vídeo com mensagem especial aos participantes do Encontro.

O encontro teve como um dos destaques a palestra sobre o “Patrimônio Cultural e Natural como ativo para o desenvolvimento local: Centros de Interpretação do Patrimônio Mundial e Sinalização Turística de Sítios Históricos em Portugal”, ministrada pelo Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis da Cidade do Porto, em Portugal – António Ponte. Outra palestra de fundamental importância para o evento com o tema “O Acórdão TCU nº3155/2017 e os avanços nas políticas públicas voltadas para o Patrimônio Mundial Cultural e Natural”, proferida pelo Ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU).

Além desses, outro tema abordado na palestra foi “O programa de habitação no Centro Histórico do Rio de Janeiro”, tratado com maestria pelo Secretário de Urbanismo do Rio de Janeiro, Sr. Washington Fajardo. Esta foi a segunda edição do evento realizada de forma híbrida (virtual e presencial). Na parte presencial, os participantes foram recebidos em ambiente adequado aos protocolos de segurança da cidade que recebeu o Encontro e virtualmente foi transmitido pelas redes sociais da CNM que ainda facilitam o acesso futuro por gestores municipais de turismo. O evento contou com 980 participantes sendo 623 inscritos on-line e 357 inscritos para participar presencialmente.

Nesta ação a equipe institucional da CNM atualizou os termos de filiação de Municípios como Gramado e Pelotas, no Rio Grande do Sul, São Cristóvão, em Sergipe, Diamantina, em Minas Gerais,, Antonina, no Paraná, além de conquistar novos filiados como Macaíba, Rio Grande do Norte, Angra dos Reis e Paraty, no Rio de Janeiro e Pindaré Mirim, no Maranhão.

Os participantes acompanharam apresentações culturais do Bumba-meu-boi de Maracanã e Bumba-meu-boi de Santa Fé e do Tambor de Crioula. No dia 11, os participantes presenciais tiveram a oportunidade de participar da Visita Técnica ao Centro Histórico de São Luís. A Carta de São Luís e demais informações podem ser obtidas através do site: www.cidadeshistoricas.org.br

Foto: Setur/MA
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas