Home / Comunicação / Com cancelamento de festas no campo, CNM divulga ficha com sugestões para reduzir impactos

Notícias

01/07/2020

Compartilhe esta notícia:

Com cancelamento de festas no campo, CNM divulga ficha com sugestões para reduzir impactos

Pref. Ribeirao pires SPAssim como grandes os eventos, festas tradicionais promovidas nos Municípios com a participação ativa dos produtores rurais também foram canceladas por conta da pandemia do novo coronavírus. O impacto negativo da não realização de eventos rurais – como festa do morango, do pêssego, da goiaba, do inhame, do milho, do quiabo e da linguiça – afeta toda a cadeia de alimentos. Diante disso, a área de Desenvolvimento Rural da Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou orientações técnicas sobre o assunto.

Disponibilizada na biblioteca digital da CNM, nesta quarta-feira, 1 de julho, a Ficha - Desenvolvimento rural: festas no campo traz uma série de apontamentos que envolve mais de oito áreas da administração municipal, desde Agricultura, Saúde, Turismo e Assistência Social a Procuradoria-Geral. O documento também apresenta algumas alternativas, a serem analisadas a partir da realidade local, para o funcionamento dos festejos municipais.

Fabio Geronymo PiracicabaAs medidas de isolamento também causaram alterações nada saudáveis nos hábitos alimentares, e as pessoas estão consumindo menos frutas, legumes e verduras, e mais produtos industrializados. O fenômeno pode ser resultado do fato de os mercados não terem sido fechados pelos decretos municipais e estaduais. Enquanto isso, muitas localidades têm perdido os produtos naturais/perecíveis.

A redução do movimento ou o fechamento de feiras e restaurantes, inviabiliza o escoamento da produção. Soluções para os problemas mencionados acima também são apontadas no material técnico da CNM, além de alertas para as inovações no mercado de shows, com as transmissões pelas redes sociais. A ficha traz ainda exemplos de iniciativas adotadas por alguns Municípios, com resultados positivos, que podem ser adaptadas e desenvolvidas de acordo com a realidade regional.

De forma didática, a equipe CNM aborda o assunto e disponibiliza mais este material para apoiar os gestores municipais neste momento de incertezas e prejuízos.

Por Raquel Montalvão
Fotos: Prefeituras de Ribeirão Pires e Piracicaba (SP)
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas