Home / Comunicação / Com número recorde de participantes, Encontro das Cidades Históricas começa na quarta

Notícias

19/02/2016

Compartilhe esta notícia:

Com número recorde de participantes, Encontro das Cidades Históricas começa na quarta

DestaqueA pouco menos de cinco dias para o Encontro Nacional das Cidades Históricas e Turísticas, o evento registra número recorde de inscrição e promete ser um marco nos debates deste segmento. Sob organização da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e parceiros, a segunda edição do encontro deve receber mais de 500 pessoas entre prefeitos, vice-prefeitos e demais agentes municipais. 

Agendado para os dias 24 a 27 de fevereiro, em São Luís (MA), a assembleia propõe reunir os gestores dos Municípios – com reconhecimento de patrimônio histórico e cultural – em extensa programação de debates e definição de agenda comum. No entanto, o objetivo principal é reunir forças e interesses para promover melhorias, inclusive financeira e de gestão, nessas localidades. 

O evento foi pauta de matéria veiculada pela Portal G1 – regional do Maranhão. A notícia destacou a parceria dos governos municipal e estadual na iniciativa, além Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae – MA). Também mencionou a participação de especialistas brasileiros e de representantes de cidades da América Latina, como Cartagena (Colômbia). 

Painéis
Estão previstos sete painéis sobre os temas: preservação do patrimônio histórico; enfrentamento de problemas sociais que mais impactam na atualidade os centros históricos; implantação de políticas de melhoria da infraestrutura urbana nas áreas do patrimônio; promoção dos sítios históricos enquanto destinos turísticos; debate sobre as pautas prioritárias que tramitam no Congresso Nacional, e apresentação de propostas voltadas à sustentabilidade das cidades. 

Ao final do encontro a Carta de São Luís será elaborada e divulgada. Posteriormente, o documento será enviado aos representantes do poder Executivo e Legislativo.


Notícias relacionadas