Home / Comunicação / Com queda no volume de atividades turísticas, CNM dá dicas para a retomada

Notícias

14/09/2020

Compartilhe esta notícia:

Com queda no volume de atividades turísticas, CNM dá dicas para a retomada

14092020 PRAIA CEARA FOTO PREFEITURAUma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) sobre o volume de atividades turísticas revelou que o mês de julho registrou quedas drásticas em alguns locais. Foi o caso do Estado do Ceará, que teve 23% de redução das atividades, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). A área técnica de Turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) defende que a retomada do turismo nos Municípios ocorra de forma gradual e responsável, evitando o aumento de contaminação por coronavírus (Covid-19).

Nesse sentido, a CNM promoveu por algumas semanas a Hora do Turismo. A programação teve o objetivo de apoiar as administrações locais na retomada das atividades turísticas. Além de práticas positivas, as transmissões da entidade contaram com a participação de especialistas e nomes importantes para o setor.

A pesquisa do IBGE revelou ainda queda nos Estados de Santa Catarina (4,8%) e Bahia (2,7%). Quando comparado com o mesmo período do ano de 2019, a redução total foi de 65,3%. Segundo os pesquisadores, o resultado dessa diminuição se dá em razão da queda de receita de empresas que atuam nos ramos de restaurantes; hotéis; transporte aéreo; rodoviário coletivo de passageiros; serviços de bufê; agências de viagens; locação de automóveis e operadores turísticos e compõem o cluster turístico.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) alerta para uma perda de R$ 182,86 bilhões em faturamento em todo o país, desde o início da pandemia, que resultou no fechamento de 446 mil postos de trabalho. Já a Organização Mundial de Comércio (OMC) afirmou que a pandemia causou uma "crise sem precedentes para o setor de turismo". E registra neste ano o pior desempenho desde 1950.

Da Agência CNM de Notícias, com informações do Uol
Foto: Governo do Ceará


Notícias relacionadas