Home / Comunicação / Com risco de rompimento de barragem em Barão de Cocais (MG), 9 mil pessoas da região serão evacuadas

Notícias

17/05/2019

Compartilhe esta notícia:

Com risco de rompimento de barragem em Barão de Cocais (MG), 9 mil pessoas da região serão evacuadas

FolhaO Município de Barão de Cocais, em Minas Gerais, recebeu um alerta da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado sobre o risco de rompimento da barragem da mina do Gongo Soco. O aviso ocorreu após a própria empresa responsável pela estrutura enviar informações sobre a ameaça.

Segundo o alerta, o rompimento pode ocorrer a partir deste domingo, 19 de maio. O Ministério Público do Estado também teve acesso ao documento e determinou a evacuação imediata dos moradores das áreas de riscos – aproximadamente 9 mil pessoas. A barragem está a 100 km da capital mineira, Belo Horizonte.

Preocupação da prefeitura
Em 26 de março, o prefeito de Barão de Cocais, Décio Geraldo dos Santos, esteve na Confederação Nacional de Municípios (CNM) e concedeu entrevista à Rádio CNM, na qual demonstrou muita preocupação. Na época, ele admitiu que os sentimentos de meda e inquietação eram compartilhados por toda a população da cidade mineira e região, que enfrentava a possibilidade iminente de rompimento da barragem de rejeitos.

Diante disso, a prefeitura se mobilizou, mesmo em situação financeira crítica, para definir ações em parceria com a Defesa Civil. O objetivo era preparar os cidadãos para situações de emergência. A CNM orienta que outros Municípios em situação semelhante procurem os órgãos para o desenvolvimento de medidas preventivas e um plano de ação em caso de acidentes.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas