Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a política de privacidade e política de cookies.

Home / Comunicação / Comissão do turismo na Câmara destaca o setor como ferramenta para a retomada da economia; CNM participa

Notícias

29/09/2021

Compartilhe esta notícia:

Comissão do turismo na Câmara destaca o setor como ferramenta para a retomada da economia; CNM participa

29092021 patriotaA comissão de turismo da Câmara dos Deputados debateu na tarde desta quarta-feira, 29 de setembro, por meio de um seminário, as possibilidades levantadas para que o setor volte a ter protagonismo dentro da economia brasileira. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) foi representada pelo 1º secretário da entidade e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota.

"Atualmente 90% dos 2.694 Municípios pertencentes ao mapa do turismo brasileiro, são filiados à CNM. Uma representatividade bastante expressiva, considerando que temos dentre elas, 18 capitais que são filiadas a nossa Confederação. Em 2020, iniciamos uma série de ações para apoiar nossos Municípios. De forma inovadora, de abril a agosto, a CNM realizou a campanha "Municípios Juntos Pelo Turismo". Além de outras importantes inovações como bate papo com transmissão ao vivo com casos de sucesso de Municípios do Brasil para tratar da retomada do turismo", apresentou Patriota.

O presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo, Ângelo Sanches, ressaltou a importância da união municipalista. “Nós temos que trabalhar mais com a CNM que fala diretamente com os prefeitos e pode convencer os prefeitos sobre a importância do turismo. Temos que chamar as instituições para mostrar as oportunidades. Temos que envolver nossas comunidades. Se fizermos isso, vamos estar discutindo quantos bilhões estaremos gerando”.

O deputado federal Barcelar (Podemos-BA) foi quem conduziu a reunião na comissão e em sua fala deu destaque à valorização dos pequenos Municípios e lembrou a importância do turismo para a economia nacional. "Nenhuma outra atividade econômica foi tão afetada como a do turismo. De um dia para o outro todo o setor teve que interromper o funcionamento. A pandemia inverteu a curva de crescimento do turismo no Brasil", destacou o deputado federal.

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, a alta nas taxas de ocupação hoteleira, na aviação civil e demais segmentos do turismo tem influenciado positivamente na geração de empregos no país, segundo o governo federal. Dados do estudo “Monitora Turismo”, baseado no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, apontaram que o setor turístico registrou alta de 25% das vagas formais ocupadas no mês de julho, comparado com o mês anterior. Do total de empregos criados em todo o Brasil (316,6 mil), as empresas de turismo foram responsáveis pela contratação de cerca de 20,3 mil profissionais.

O evento foi realizado também para comemorar a semana do turismo, assim como o dia internacional do turismo e do turismólogo, celebrado no dia 27 de setembro.

Confira o vídeo sobre a semana de turismo e conheça algumas estratégias dos Municípios de Parauapebas (PA), Monte Alegre do Sul (SP), Pirenópolis (GO) e Lagoa Grande (PE).

Por: Victor Gomes
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas