Home / Comunicação / Comitê Nacional discute estratégias para Pacto Global pelo Clima e Energia

Notícias

08/11/2018

Compartilhe esta notícia:

Comitê Nacional discute estratégias para Pacto Global pelo Clima e Energia

ICLEI America do SulPor meio da conscientização, do planejamento e da troca de experiências, lideranças municipais esperam colaborar com organismos internacionais e o meio ambiente para amenizar os efeitos das mudanças climáticas. Nesta terça-feira, 6 de novembro, mais um encontro reforçou a importância de os Municípios de pequeno e médio porte participarem das decisões e adotarem boas práticas.

A conclusão é do Comitê Consultivo Nacional do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM), que esteve reunido para debater as estratégias nacionais a serem adotadas pelas cidades. Representando as sete organizações membros do Comitê, estavam presentes: a Confederação Nacional de Municípios (CNM); o Secretariado do Pacto para a América Latina; o Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI), que exerce a presidência da Comissão; a delegação da União Europeia no Brasil; a Frente Nacional de Prefeitos (FNP); a Associação Brasileira de Municípios (ABM); o Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais brasileiras (CB27) e o Ministério do Meio Ambiente do Brasil.

No encontro, que ocorreu na sede da FNP, os participantes defenderam que os atuais membros do Comitê Consultivo Nacional devem continuar apoiando os Entes locais na implementação do pacto. O grupo irá focar no desenvolvimento de estratégias e alinhamento de objetivos – tarefa complexa diante das diferenças entre as regiões do Brasil, um país de dimensão continental.

Acordo

O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM) é a maior aliança global de cidades e governos locais comprometidos voluntariamente a conter as mudanças climáticas. Atualmente, mais de 9.149 cidades em todo o mundo já pertencem ao Pacto, desenvolvendo ações para limitar os efeitos e promover o desenvolvimento urbano sustentável em seus territórios.

Ao reunir formalmente o Compacto de Prefeitos e o Pacto de Prefeitos da União Europeia, as duas principais iniciativas de cidades para ajudar na transição para uma economia de baixo carbono, o Pacto demonstra sua abrangência. Mais informações estão disponíveis no site. No continente americano, foi estabelecido o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia na América Latina e no Caribe.

Foto: Pacto de Alcaldes
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas