Home / Comunicação / Comitiva da CNM participa de reuniões sobre Nova Agenda Urbana e ODS no Quênia

Notícias

29/05/2019

Compartilhe esta notícia:

Comitiva da CNM participa de reuniões sobre Nova Agenda Urbana e ODS no Quênia

29052019 Assembleia Quenia dia 2O segundo vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, participou de uma palestra com a participação de representantes de vários países para apresentar relatórios do Fórum Urbano Mundial e do plano estratégicos de ações voltados à implementação da Nova Agenda Urbana dos próximos 20 anos. O painel ocorreu durante a programação da 1 Assembleia da Programa das Nações Unidas para Assentamentos Precários (UN-Habitat) em Nairóbi, Quênia.

O evento segue até a próxima sexta-feira, 31 de maio, e pretende discutir a temática da Inovação para uma melhor qualidade de vida nas cidades e comunidades. Nesse sentido, a intenção é fortalecer as estratégias com governos nacionais, locais, e entidades não governamentais de todo o mundo para acelerar a implementação da Nova Agenda Urbana (NAU).

Eures Ribeiro e demais representantes da comitiva da CNM no Quênia também estiveram reunidos com o chefe da unidade de capacitação UN-Habitat, Claudio Acioly, para fortalecer a parceria da UN-Habitat nas ações que envolvem o engajamento dos prefeitos da América Latina na Nova Agenda Urbana e na participação da UN-Habitat na XIII Cúpula Hemisférica de Prefeitos e Governos Locais que ocorre entre os dias 17 e 20 de março em Recife (PE).

ODS
A comitiva da CNM também esteve presente nas atividades da Conferencia sobre a participação social. Nela, foi abordada as ferramentas e ações adotadas pelo Brasil para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11. Esse ODS busca tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentável com integração com a Nova Agenda Urbana. Uma das medidas para que isso ocorra seria por meio do uso de aplicativos eletrônicos que fortaleçam a participação do cidadão.

Na oportunidade, o representante da UN-Habitat, Claudio Acioly, e do Colab, Gustavo Maia, apresentaram os resultados da consulta pública realizada em todo o Brasil sobre habitação, transporte, participação social, resiliência, além de outros temas. O representante brasileiro destacou a proximidade das cidades para se tornarem sustentáveis. A CNM é uma das parceiras da UN-Habitat e do Colab nesta ação que teve reconhecimento durante a Conferencia. O evento no Quênia ainda contou com a presença do embaixador Fernando Coimbra, que representa o Brasil no Quênia. Ele destacou a necessidade de articulação como forma de fortalecimento da Nova Agenda Urbana no Brasil.

Próximas discussões
Nesta quarta-feira, 29 de maio, os representantes da CNM participam das atividades do Fórum de Governos Locais e Regionais, organizado pela Organização Mundial Cidades e Governos Unidos (CGLU). Eures Ribeiro estará na Conferencia dos governos locais e abordar a Nova Agenda urbana no Brasil vinculada à questão da descentralização fiscal.

Ainda representam o movimento municipalista na 1ª Assembleia da UN-Habitat o secretário-executivo da UPB, Leonardo Minho, e a técnica de Planejamento Territorial da CNM, Karla França.


Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas