Home / Comunicação / Comitiva de prefeitos do Rio Grande do Norte visita sede da CNM

Notícias

13/11/2019

Compartilhe esta notícia:

Comitiva de prefeitos do Rio Grande do Norte visita sede da CNM

IMG 2818Uma comitiva de prefeitos do Rio Grande do Norte esteve na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) na manhã desta quarta-feira, 13 de novembro. O grupo veio para a Brasília para buscar recursos de emendas parlamentares com deputados, senadores e nos ministérios.

Na oportunidade, aproveitaram para comparecer à CNM para renovar a carteirinha de prefeito e, duas delas, conhecer a entidade, como explica o prefeito de Timbaúba dos Batistas, Chilon Batista, durante entrevista à Rádio CNM. “Nós estamos num grupo e algumas delas não conheciam a sede. Além de conhecerem e ter esse acesso as informações que a CNM repassa, também vieram renovar os cadastros e algumas delas pegar a carteira de prefeito que a CNM repassa para nós e que facilita quando entramos no Congresso. Só de estar com a carteira agiliza o processo para que possamos ser recebidos nos gabinetes”, complementa.

Primeira vez na sede
Integrantes da comitiva, as prefeitas de Riachuelo, Mara Cavalcante, e de Jardim de Angicos, Suely Fonseca, conheceram a sede da CNM. Mesmo estando no segundo mandato à frente da prefeitura, as gestoras acompanhavam o trabalho da CNM de longe, mas nunca estiveram na sede. “Sei das ações da CNM e quero aproveitar o momento para parabenizar o trabalho de vocês. Sempre que tivemos dúvidas em alguns cálculos ou algo que estamos pleiteando, procuramos ajuda técnica para esclarecer. Mas vir mesmo à sede da CNM, sabia que existia, sabia que os prefeitos vinham aqui, mas nunca tive a curiosidade de vir apesar de sempre usar dos serviços da CNM”, reforçou Mara Cavalcante em entrevista à Rádio CNM

Já a prefeita de Jardim dos Angicos ressaltou o orgulho de estar à frente da gestão do Município de origem da primeira prefeita eleita da América Latina. Alzira Soriano nasceu no Município que hoje tem 3000 habitantes, mas foi eleita pelo Município de Lajes (RN) aos 32 anos, em 1928. Na época, Jardim dos Angicos pertencia à Lajes. “Eu vejo como empoderamento da mulher. Ela conseguiu ser prefeita quando nenhuma mulher votava ainda. Eu sinto muito orgulho de ser da cidade dessa mulher”, finalizou Suely Fonseca em entrevista à Rádio CNM.

Integrando também a comitiva, esteve presente durante a visita, a prefeita de São João do Sabugi (RN), Lydice Brito.

Bate-Papo com a CNM
13112019 Bate papo ODS MMMO tema mulheres na política, através do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), integrou a temática do Bate-Papo com a CNM desta quarta-feira. Na oportunidade, a prefeita de Farol (PR), Angela Kraus, foi entrevistada no programa. “Eu integro o MMM e tenho um grande orgulho de integrar e saber que o Movimento é a busca de trazer mulheres para participar da política, o qual temos um número pouco expressivo hoje. Esse movimento dá força de nos fortalecer, resgatar as mulheres e fazer elas entenderem que o papel delas é muito importante na política”, disse a prefeita.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) completaram a pauta da transmissão. Integrantes a Agenda 2030, os ODS tem como objetivo elevar o desenvolvimento do mundo e melhorar a qualidade de vida das pessoas. São 17 Objetivos com 169 metas a serem alcançadas por meio de ações conjuntas. “São 17 objetivos voltados especificamente para algumas áreas que o Município tem que desenvolver. Nós apoiamos os ODS e temos convênio assinado e o trabalho tem que ser efetivo até 2023”, complementou a gestora.

Esta transmissão inaugurou uma série de entrevistas do Bate-Papo com a CNM sobre a temática: ODS e MMM. As transmissões com esses temas vão ao ar uma vez ao mês, sempre às sextas-feiras, nas redes sociais da CNM. Esta semana, excepcionalmente, por conta do feriado, a transmissão acontece nesta quarta-feira.

Confira como foi o Bate-Papo com a CNM:

Por: Lívia Villela
Fotos: Agência CNM
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas