Home / Comunicação / Comunicação e nova Previdência são temas do CNM Qualifica em ES e SP

Notícias

18/02/2020

Compartilhe esta notícia:

Comunicação e nova Previdência são temas do CNM Qualifica em ES e SP

180220202 CNMQualifica2A semana começou com dois seminários do CNM Qualifica. Nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, Vitória, no Espírito Santo (ES), e a capital de São Paulo receberam edições que debateram, respectivamente, Os desafios da comunicação nos Municípios e a Nova Previdência nos RPPS municipais. O evento é uma iniciativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) que pretende qualificar mais de 6 milhões de servidores municipais pelo país.

Em Vitória, os participantes lotaram o auditório da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e trocaram experiências na área de comunicação. “Todos puderam expor as dificuldades dos seus Municípios, e debatemos juntos estratégias e ferramentas para combater as fake news nos Municípios”, conta a consultora da CNM que ministrou o curso, Sarah Buogo.

180220202 CNMQualifica1Para tratar das regras da nova Previdência, após reforma aprovada pelo Congresso Nacional, uma série de palestrantes apresentaram tópicos relacionados ao tema no auditório da Associação Paulista de Municípios (APM). Um dos pontos que apontou muitas dúvidas entre os participantes foi a aplicação da Emenda Constitucional 113/2019, que altera o sistema previdenciário e estabelece períodos de transição.

Por fim, o consultor da Confederação Mario Rattes falou sobre a concessão de empréstimo consignado pelos Regime Próprios de Previdência Social (RPPS), a compensação entre regimes e destacou itens essenciais e inovadores da Portaria 464/2018, que aborda déficit atuarial. Os Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Tocantins, Mato Grosso e Rondônia também receberão seminários nesta semana. O calendário completo de eventos do CNM Qualifica está disponível no portal oficial.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas