Home / Comunicação / Confederação debate implementação da Nova Agenda Urbana em Assembleia da UN-Habitat

Notícias

27/05/2019

Compartilhe esta notícia:

Confederação debate implementação da Nova Agenda Urbana em Assembleia da UN-Habitat

27052019 evento onu habitatA importância de agilizar a implementação da Nova Agenda Urbana (NAU) está sendo abordada na 1ª Assembleia da UN-Habitat que ocorre na cidade de Nairóbi, no Quênia, a partir desta segunda-feira, 27 de maio. O segundo vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, marca presença no encontro como representante do movimento municipalista.

Os participantes da Assembleia no Quênia abordam a temática da Inovação para uma melhor qualidade de vida nas cidades e comunidades. Nesse sentido, a intenção é fortalecer as estratégias com governos nacionais, locais, e entidades não governamentais de todo o mundo para acelerar a implementação da Nova Agenda Urbana (NAU). O vice-presidente da CNM entende que a participação no evento é de suma importância como forma de assegurar o protagonismo dos Municípios.

Também considera que o encontro é a oportunidade de repensar estratégias locais para viabilizar novos desenhos de políticas habitacionais locais, com empoderamento dos Municípios diante da ausência de recursos federais. O governo brasileiro foi representado na abertura do evento pela servidora Mirna Quindere que substituiu, na oportunidade, o ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Gustavo Canuto. A sua participação teve como destaque os avanços da Nova Agenda Urbana no Brasil.

Próximas discussões
Na terça-feira, 28 de maio, os representantes da CNM participam das atividades do Fórum de Governos Locais e Regionais, organizado pela Organização Mundial Cidades e Governos Unidos (CGLU). Também está prevista uma reunião com o chefe da unidade de capacitação e formação da UN-Habitat, Claudio Acioly.

Esse encontro tem como pauta a missão de formular estratégias para capacitar gestores estaduais e municipais em todo o mundo. Ainda representam o movimento municipalista na 1ª Assembleia da UN-Habitat o secretário-executivo da UPB, Leonardo Minho, e a técnica de Planejamento Territorial da CNM, Karla França. O evento segue até a próxima sexta-feira, 31 de maio.

Objetivos
A Nova Agenda Urbana (NAU) foi aprovada em outubro de 2016, na cidade de Quito, no Equador e traz princípios e objetivos para o enfrentamento aos problemas de moradia e serviços urbanos para os próximos 20 anos.

As questões habitacionais são temas centrais em todos os debates da Assembleia em razão da problemática da precariedade habitacional, das estratégias e da inovação. Essas iniciativas estão sendo desenvolvidas pelos governos para a oferta da moradia acessível e de qualidade diante da necessidade de repensar novos mecanismos de financiamento. Clique aqui para saber mais sobre as atividades da CNM no evento

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas