Home / Comunicação / Confederação participa de reunião e de encaminhamentos do grupo de trabalho Observatório de ODS

Notícias

09/07/2018

Compartilhe esta notícia:

Confederação participa de reunião e de encaminhamentos do grupo de trabalho Observatório de ODS

A ferramenta e os novos encaminhamentos foram abordados durante reunião do grupo de trabalho para definição do Observatório dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no âmbito da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do encontro – ocorrido dia 4 de julho – e das deliberações. A entidade estará presente, inclusive, na formulação de proposta de minuta conceitual para o Observatório.

De acordo com a supervisora de articulação internacional da CNM, Tatiane de Jesus, o que se espera de um Observatório de ODS e o conceito da ferramenta foram reforçados durante a reunião. Nesse sentido, a plataforma visa a disponibilizar dados e informações agregadas que contribuam para o monitoramento da situação atual e para a alcance da Agenda e dos ODS. Também foi ressaltado que o Observatório está vinculado ao eixo de trabalho da CNODS sobre Acompanhamento e Monitoramento dos ODS.

Diante desse entendimento, os participantes da reunião enfatizaram que a plataforma deve manter uma linguagem simples e acessível. E deve incluir estratégias do governo federal; incorporação de dados dos diferentes setores – gestão pública, setor privado, sociedade civil –, reconhecendo que o alinhamento entre políticas e os ODS já está mais avançado no governo federal, com o trabalho realizado para isso pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Questionamentos
Alguns questionamentos em relação à ferramenta foram apresentados durante o encontro, dentre elas: a previsão de acesso da população em geral a ferramenta, a inclusão de informações sobre o orçamento investido para o alcance dos ODS e a possibilidade de o Observatório fornecer informações para relatórios nacionais dos ODS do Brasil para as Nações Unidas, que mostram a situação do país para alcançar os objetivos.

Dentre os encaminhamentos, ficou definida a elaboração de uma primeira minuta de proposta conceitual para o Observatório. Além da CNM, também estiveram presentes na reunião representantes do Instituto Brasileiro de Informação e Ciência e Tecnologia (IBICT), da Escola de Governo (Egov), do Serviço Social da Indústria Paraná (Sesi), da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), da Rede Cidades Sustentáveis, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do MPOG, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Notícias relacionadas