Home / Comunicação / Congresso de Municípios do RS encerra com posse da diretoria e convite para evento no Uruguai

Notícias

05/07/2018

Compartilhe esta notícia:

Congresso de Municípios do RS encerra com posse da diretoria e convite para evento no Uruguai

Ag CNMA posse da nova diretoria marcou o encerramento do 38º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul. O evento, organizado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), ocorreu nos dias 6 e 7 de julho em Porto Alegre e reuniu lideranças municipalistas. Entre os convidados, estavam o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, e o ex-presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, que foram palestrante e homenageado, respectivamente, no primeiro dia.

O novo presidente da Famurs, Antonio Cettolin, assume o lugar de Salmo Dias de Oliveira e vai comandar a entidade na gestão 2018/2019. A cerimônia da posse, marcada para as 16h, contou com um discurso emocionado e aplaudido. “A vida se estabelece na lá vila, no bairro, no Município. É lá que as pessoas apresentam as suas necessidades e mostram quem elas são. É na porta do prefeito que elas vão pedir socorro para suas necessidades. Quando não tem vaga na creche, remédio no postinho, um buraco na rua ou quando não tem emprego, o prefeito é visto como pai ou mãe do Município. E reconheço que as mulheres cada dia cumprem um papel diferente e são protagonistas na vida da comunidade”, ressaltou Cettolin.

Ag CNMAtuação conjunta
Durante a fala, ele lembrou da parceria com a CNM e do colega ex-presidente. “Meu caro Paulo Ziulkoski continua com as mesmas virtudes, broncas, mas não perdeu a rebeldia e a indignação de fazer o caminho para construir em nosso país uma federação de verdade”, elogiou. O presidente da Federação fez a ressalva de que, apesar das responsabilidades e das obrigações, as administrações locais têm cada vez menos recursos.

O Congresso também foi uma oportunidade de reforçar a atuação não só nacional do movimento como também internacional. Aroldi e os outros líderes foram convidados pelo secretário executivo da Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma), Sergio Arredondo, para participarem da Conferência de Cúpula XII de Prefeitos e Governos Locais, em Punta del Este, entre os dias 29 e 31 de agosto. O evento é organizado pela Flacma, da qual a CNM faz parte, e pelo Congresso dos Intendentes do Uruguai.

Na conferência, os representantes de entidades municipalistas poderão participar de palestras, conferências magistrais, diálogos políticos, apresentações, fóruns de discussão, assinatura de acordos políticos, visitas técnicas e troca de experiências. Entre os temas debatidos, descentralização, desenvolvimento local, cumprimento de metas de desenvolvimento sustentável, cidade inteligente, liderança e marketing político, entre outros.

Veja a lista dos novos membros da diretoria da Famurs
Presidente: Antonio Cettolin (PMDB), de Garibaldi – Amesne
1º Vice-Presidente: Adroaldo Conzatti (PSDB), Encantado – Amvat
2º Vice-Presidente: Paulo Roberto Butzge (PSB), Candelária – Amvarp
3º Vice-Presidente: Edivan Fortuna (DEM), Cacique Doble – Amunor
1º Secretário: Silvio Luis da Silva Rafaeli (PDT), Tapes – Acostadoce
2º Secretário: Daniel Pereira Almeida (PT), Butiá – Asmumrc
1º Tesoureiro: Cássio Nunes Soares (PP), Pantano Grande – Amvarp
2º Tesoureiro: Tito Lívio Jaeger Filho (PTB), Taquara – Ampara


Notícias relacionadas