Home / Comunicação / Congresso Latino-americano de Autoridades Locais inicia atividades em Santiago

Notícias

28/03/2019

Compartilhe esta notícia:

Congresso Latino-americano de Autoridades Locais inicia atividades em Santiago

Ag CNMEntre os dias 27 e 29 de março, em Santiago do Chile, representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e gestores municipais de todas as partes do país participam das atividades do Congresso Latino-americano de Autoridades Locais.

O evento reúne municipalistas da América Latina e do Caribe para discussão de temas que afetam os governos e tem o objetivo de construir um plano de ação da região para os desafios levantados. Após a cerimônia de abertura com autoridades políticas do país e do municipalismo nacional e internacional, a agenda de discussões dos comitês se iniciou.

Na agenda do primeiro dia, destaca-se a participação da prefeita de Monteiro Lobato (SP) e representante da região Sudeste na CNM, Daniela de Cássia. Na mesa composta por gestores de pequenos, médios e grandes Municípios, ela apresentou o projeto Monteiro CIHE 2030 - Cidade Inteligente, Humana e Encantada.

AG CNMO debate teve como tema central a construção de cidades inteligentes e desenvolvimento tecnológico de infraestrutura e serviços, e o projeto de Monteiro Lobato chamou a atenção pelas ações desenvolvidas com uma estrutura de pequeno porte. Após as atividades do primeiro dia e do comitê temático, Daniela reconheceu a relevância das discussões.

“Falamos de como a tecnologia pode nos auxiliar. O que considero muito importante no debate de ontem é que, mesmo falando de tecnologia, inovação e ferramentas, na maioria das falas, as pessoas têm importância fundamental. A tecnologia vem para facilitar o acesso das pessoas e a qualidade de vida. A sociedade civil, principalmente a nova geração, ajuda no processo de construção de cidades mais inteligentes, humanas, inovadoras, sustentáveis e resilientes”, conclui.

O evento é promovido pela Associação Chilena de Municípios (AChM) e pela Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associação de Governos Locais (FLACMA).

Da Agência CNM de Notícias

Leia mais

CNM assume vice-presidência de gênero da Flacma


Notícias relacionadas