Home / Comunicação / Congresso latino-americano encerra com entrega da chave a Pernambuco, que sedia Cumbre em 2020

Notícias

29/03/2019

Compartilhe esta notícia:

Congresso latino-americano encerra com entrega da chave a Pernambuco, que sedia Cumbre em 2020

AmupePernambuco sediará, no próximo ano, a 13ª edição do evento internacional que reúne autoridades latino-americanas de 24 países para discutir e aprimorar a gestão municipal. O anúncio oficial, com a entrega das chaves ao representante da sede, ocorreu no último dia do Congresso Latino-americano de Autoridades Locais, que está sendo realizado em Santiago, no Chile, de 27 a 29 de março. A confirmação do local da próxima edição foi na terça-feira, 26, mas a solenidade ficou para o encerramento do encontro.

O prefeito de Afogados da Ingazeira (PE) e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, comemorou ao lado da delegação de prefeitos da região e dos representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) secretários Hudson Brito e Eduardo Tabosa e a prefeita Daniela Brito. O deputado Herculano Passos (MDB-SP), como presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios Brasileiros (FMB), demonstrou apoio do Poder Legislativo à realização do evento no Brasil em março de 2020.

FlacmaA XIII Cumbre Hemisférica de Alcades y Gobiernos Locales será organizada pela CNM, pela Amupe e pelo Bureau Executivo da Federação Latino-americana de Municípios, Cidades e Associações de Governos Locais (Flacma). Ao anunciar a capital pernambucana como próxima sede, o presidente da Flacma, Iván Arcienaga, parabenizou os municipalistas brasileiros e desejou boa sorte à organização. Os participantes assistiram a um vídeo de apresentação do Estado.

“Quero parabenizar e reconhecer a nossa Flacma, instituição muito importante para a construção de politicas públicas que fortalecem os Municípios e as comunidades locais. E destacar a presença dos cerca de 50 prefeitos de todos os Estados do Brasil, especialmente de Pernambuco. Convido a todos para receber com satisfação, festa, cultura e alegria a Cumbre em Recife”, enalteceu Patriota. “A cada dia somos desafiados a fazer mais com menos recursos e é de nós que a população cobra mais. Para que o ser humano seja o principal centro das atenções e das ações”, concluiu, ressalvando a necessidade de mais autonomia para a gestão municipal e de políticas voltadas às necessidades da comunidade. Confira o discurso no Facebook da Amupe.

AmupeInovação e pessoas
O tema da próxima edição é Cidades inovadoras para as pessoas e terá como objetivo incentivar e fortalecer a apropriação política pelos governos locais da agenda de inovação, vinculada ao cotidiano da população em seus territórios. O evento visa a estimular a articulação com organizações e grupos locais para promover atividades culturais, artísticas, recreação, de capacitação e tecnológica em espaços públicos e privados do Município. A proposta é deixar um legado para o território anfitrião e a população local.

Na edição deste ano, no Chile, os debates estiveram voltados para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). O propósito é integrar os prefeitos da América Latina e construir uma agenda de trabalho para os próximos dez anos.

Por: Amanda Maia
Da Agência CNM de Notícias com informações da Amupe

Leia mais
Aprovada Cumbre Hemisférica no Brasil durante Bureau Executivo da Flacma no Chile

Congresso Latino-americano de Autoridades Locais inicia atividades em Santiago

Práticas brasileiras sustentáveis e autonomia municipal são destaque no Congresso Latino-americano


Notícias relacionadas