Home / Comunicação / Conheça roteiros criativos e seguros que podem ser visitados com a retomada do Turismo

Notícias

30/12/2020

Compartilhe esta notícia:

Conheça roteiros criativos e seguros que podem ser visitados com a retomada do Turismo

GD 150463407835961e5b88e0450e98002236458fac34Os roteiros turísticos criativos devem estar na preferência da população na retomada gradativa e segura do Turismo no país. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) ressalta a importância dessa atividade e elenca opções de destinos sustentáveis para os viajantes em vários segmentos. Todas as atrações adotaram os protocolos de segurança sanitária para receber os turistas de forma segura.

O turismo criativo é aquele que permite ao viajante o desenvolvimento de sua criatividade por meio de experiências e aprendizados de elementos próprios do local visitado, ou seja, é quando o turista passa a interagir e aprender sobre o espaço, a cultura, a população e os demais traços característicos do destino, ultrapassando o papel de hóspede ou de simples descanso. Nesse período de pandemia, a tendência é que o turista opte por destinos mais próximos à sua residência e essa é uma excelente oportunidade de fomento aos destinos criativos, às rotas turísticas e ao turismo regional, ecológico, rural, dentre outros segmentos do nosso país.

Lançada recentemente, a Rota Caminhos da Serra de Itabaiana (SE) possui destinos criativos para quem procura turismo rural e receptivo. A proposta é que o turista passe um dia no Município de Itabaiana, percorra trilhas, povoados e conheça o que há de melhor na culinária, no artesanato e na cultura sergipana. Outro excelente destino é a Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Lá está o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que abrange quatro Municípios goianos próximos ao Distrito Federal. Na região, as trilhas e as cachoeiras são os principais atrativos. O turismo ecológico é a alternativa oferecida pelo Município de Ubatuba. Além de 102 praias, a área possui cachoeiras e trilhas e fica a 223 km de São Paulo.

Destinos histórico e rural
No Estado do Rio de Janeiro, a 60 km da capital fluminense, está localizada a cidade imperial de Petrópolis, destino ideal para os turistas que buscam uma experiência de aprendizado histórico em uma região de clima ameno, museus, construções coloniais e ótima infraestrutura turística. Um excelente destino para quem busca turismo rural está em Bento Gonçalves, Município localizado na Serra Gaúcha e conhecido como a Capital da Uva e do Vinho.

Com raízes e tradições italianas, o local oferece eventos, gastronomia, cavernas, cachoeiras e vales que vão surpreender os visitantes. Ainda no turismo rural, a região de Cabaceiras - localizada no sertão da Paraíba - possui rica e peculiar paisagem natural, própria da caatinga do semiárido nordestino. É um atrativo para quem deseja conhecer as riquezas desta região e descobrir a chamda “Roliúde Nordestina”, cenário de diversos filmes e produções nacionais, como “O Auto da Compadecida”.

Alter do Chão, distrito de Santarém no Pará, e Jalapão, no Tocantins, são exemplos de localidades com imensa riqueza natural e lugares incríveis, mas pouco conhecidos no país. Alter do Chão possui belíssimas praias fluviais, bancos de areia branquinhos, rios e, claro, as belezas e mistérios da Floresta Amazônica. No Jalapão, a paisagens marcante são as cachoeiras, dunas, piscinas naturais e chapadões que convidam novos turistas a desbravar este paraíso.

Voltando à região Sul, o Rio Grande do Sul abriga ainda a Rota das Terras Encantadas, composta por 16 Municípios gaúchos. A culinária, cultura, história, natureza, agricultura e as tradições regionais se unem para oferecer experiências fantásticas aos que lá visitam.

Cultura e gastronomia
A parte cultural e gastronômica não fica atrás. Temos excelentes exemplos de roteiros super interessantes, como o da Rota das Terras Encantadas e Rota das Missões, que tem como destaque a cultura, história, gastronomia e os costumes típicos alemão e italiano. Certamente, existem mais opções nesse país de dimensão continental e que estão preparados para receber os turistas de forma segura.

A CNM reforça que a retomada do setor em 2021 seguirá vinculada às medidas sanitárias. O planejamento municipal e a contenção do contágio são pontos essenciais para que as gestões locais consigam estimular o turismo nos Municípios. Algumas ações podem ajudar na organização do Município para a retomada do turismo:

Reavaliar planos e estratégias municipais para o desenvolvimento do turismo;
Fortalecer e engajar o Conselho Municipal de Turismo;
Reinventar-se, criar novos roteiros e valorizar a experiência local;
Buscar integração na região – roteiros integrados e turismo regionalizado são muito importantes;
Buscar novos parceiros e estratégias para divulgação dos produtos turísticos;
Captar investimentos no Estado, governo federal e parceiros privados.

Acompanhe a Plataforma Êxitos da CNM para conhecer melhor as oportunidades de captação. Acesse também as Cartilhas e Notas Técnicas da CNM no endereço: turismo.cnm.org.br

 

Foto: Governo do Rio Grande do Sul

 

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas