Home / Comunicação / Conhecer o movimento municipalista e o MMM fez toda diferença, destaca prefeita de Lourdes (SP)

Notícias

20/09/2019

Compartilhe esta notícia:

Conhecer o movimento municipalista e o MMM fez toda diferença, destaca prefeita de Lourdes (SP)

CNM Conhecer o movimento municipalista nacional e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) antes mesmo de assumir a gestão de Lourdes (SP) fez toda a diferença para a prefeita Gisele Tonchis. Ela aproveitou bem a oportunidade oferecida pela entidade, com os Seminários Novos Gestores, e, por meio do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), tem promovido grande transformação na pequena cidade do interior paulista.

Durante visita à sede da CNM, na quarta-feira, 18 de setembro, acompanhada da vereadora Gleise de Souza e aproveitando a estada em Brasília para participar da mobilização municipalista no Congresso e para outras agendas, a prefeita pôde fazer uma análise das ações principais de sua gestão. “Nós, muitas vezes, chegamos na prefeitura sem saber praticamente nada. E a informação real e confiável faz toda a diferença”, disse.

Instalado em 1993, o Município de Lourdes tem menos de três mil habitantes. Tonchis migrou da Câmara de Vereadores para a Prefeitura, mas, segundo ela, até então não conhecia a luta que a CNM trava para defender os direitos dos Municípios e das pessoas. “Muitas pessoas não têm esse conhecimento. Todas as conquistas que a CNM consegue, quem vai ter os benefícios são os munícipes, as pessoas. Esse trabalho é fantástico”, ponderou.

Ao direcionar esforços mais para as áreas sociais, a prefeita relata a transformação promovida na educação infantil, na primeira infância, que é a menina de seus olhos. “Mudei totalmente a educação de zero a cinco anos. Eu não aceitava uma criança de três anos ficar o dia todo dentro de uma sala de aula. Ela tem de brincar, tem de aprender brincando”, disse.

Segundo Tonchis, com a capacitação de servidores e a nova metodologia, hoje, as crianças aprendem plantando horta, colhendo e o alimento e preparando a comida”, relatou. A gestora contou ainda que os alunos também fazem visitas à fazenda, pintam quadros e ainda têm acesso a música clássica. “Eles estão aprendendo cultura; matemática, com atividades práticas”, concluiu.

As crianças do quinto ano também tiveram as atividades escolares incrementadas. Tonchis relata algumas das mudanças, como a inclusão de atividade de meio ambiente e a tarefa de cuidar da praça. De acordo com ela e a vereadora, um grande desafio é fortalecer a estrutura familiar por meio de políticas voltadas à família.

Inspirada no MMM, a prefeita lourdense promoveu encontro de lideranças femininas do interior do Estado, em 2018, e reuniu representantes de mais de 50 Municípios. “A partir do momento em que eu vi o MMM, eu pensei assim: eu preciso capacitar as mulheres para elas entrarem na política”, contou. Ao finalizar os relatos, Tonchis concluiu: “eu poderia ter parado tudo quando eu comecei a ser criticada, mas eu decidi não desistir”.

Por Raquel Montalvão
Fotos: Marco Melo /Ag. CNM
Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas