Home / Comunicação / Consórcio cria aplicativo para desenvolver o turismo em cidades gaúchas e oferecer interatividade aos visitantes

Notícias

01/04/2020

Compartilhe esta notícia:

Consórcio cria aplicativo para desenvolver o turismo em cidades gaúchas e oferecer interatividade aos visitantes

WhatsApp Image 2020 04 01 at 16.51.59Várias são as ações implementadas pelas administrações para oferecer aos turistas praticidade e tonar suas viagens inesquecíveis. Apesar de o momento ser de conscientização sobre a importância do isolamento e de outras medidas preventivas para evitar a disseminação do novo coronavírus, as prefeituras têm trabalhado alternativas que minimizem os efeitos da pandemia nos Municípios e contribuam com a eficiência dos serviços turísticos oferecidos aos visitantes. O Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí (Comaja) e Rota das Terras Encantadas do Rio Grande do Sul inovou ao desenvolver um aplicativo que permite o acesso, de forma integrada, às informações por quem precisa de apoio turístico em 16 Municípios do interior gaúcho.

A parceria feita entre esses Municípios ,por meio do consórcio público, tem como objetivo promover o Turismo como atividade de desenvolvimento e valorizar as belezas culturais e naturais existentes em nossa região. O aplicativo permite ao turista funcionalidades como, por exemplo, a relação de serviços prestados aos Municípios que fazem parte do consórcio público. Dentre eles, o visitante pode saber mais informações sobre hotéis, restaurantes, calendário de eventos, roteiros e outros atrativos. “A gente disponibiliza de forma integrada um pouco de tudo que é ofertado por cada Município e também da região”, explicou a diretora de Turismo Carolina Lopes.

A Rota das Terras Encantadas é uma das principais regiões turísticas do Rio Grande do Sul, sendo conhecida nacionalmente e internacionalmente. A região apresenta várias opções para os visitantes como, por exemplo, turismo de conhecimento, de negócios, de eventos, ecoturismo, de lazer, cultural e gastronômico. A colonização alemã e italiana também ganham destaque nos Municípios que fazem parte do consórcio. Por isso, propriedades rurais, museus e diversos pontos turísticos resgatam a história e o aspecto cultural dessas nacionalidades. Outro atrativo é a Usina Hidrelétrica Passo Real, considerada a maior barragem artificial do Rio Grande do Sul e que, além de da geração de energia, possui atrativos como casas de veraneio, esportes radicais, pesca, trilhas e outros atividades naturais. Agências de viagens ainda oferecem roteiros turísticos integrados com a Rota das Missões.

Coronavírus
Com a pandemia do coronavírus, as atividades turísticas foram suspensas como forma de evitar aglomeração e prevenir novos casos da Covid-19. Entretanto, o consórcio público estuda possibilidades para oferecer ao público pacotes mais econômicos quando for autorizada a retomada das visitas. “A gente está fazendo uma campanha com vídeos institucionais para que neste momento todos fiquem em casa. Depois que passar a pandemia, a gente pede que os turistas nos procurem porque vamos ter promoções especiais. E, com o aplicativo, eles podem acompanhar as nossas ofertas e novidades”, disse.

Fazem parte do Comaja e Rota das Terras Encantadas do Rio Grande do Sul as cidades de Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Colorado, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Lagoa dos Três Cantos, Não-Me-Toque, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Santa Bárbara do Sul, Selbach, Tapera, Tio Hugo e Victor Graeff.

Esses Municípios oferecem belezas naturais como: O Caminho das Belezas Naturais da Gastronomia e dos Encantos da Colônia (Fortaleza dos Valos), Caminho da Fé (Fortaleza dos Valos), Caminho das Belezas e dos Sabores Rurais (Quinze de Novembro), Caminhos da Topiarias, Flores e Aromas (Victos Graeff), Essência do Viver (Ibirubá), Rota Della Cuccagna (Tapera), Rota do Jacuí (Saldanha Marinho e Santa Bárbara do Sul). Para baixar o aplicativo, é só fazer a pesquisa no navegador do seu celular e procurar pelo nome Rota das Terras Encantadas. Acesse aqui o site para mais informações. Assista ao vídeo com mais explicações sobre o aplicativo na região. 

Foto: Comaja

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas