Home / Comunicação / Consórcio intermunicipal do Alto Tietê participa de reunião on-line com a CNM

Notícias

20/05/2022

Compartilhe esta notícia:

Consórcio intermunicipal do Alto Tietê participa de reunião on-line com a CNM

20052022 consorciocondematEm reunião on-line com as áreas de Consórcios Públicos e Meio Ambiente e Saneamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), representante do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) falou sobre a atuação do consórcio intermunicipal em prol de seus integrantes. Ocorrido na última quarta-feira, 18 de maio, o encontro focou na Gestão Ambiental.

Formado por 12 Municípios do Alto Tietê no Estado de São Paulo, o Condemat foi instituído em 2010 com objetivo de buscar soluções, melhorias e investimentos para a região, que contabiliza cerca de 3 milhões de pessoas. De acordo com secretário Executivo do Condemat, Adriano de Toledo Leite, a gestão diversificada para o desenvolvimento municipal e regional é feita a partir da atuação de 14 Câmaras Técnicas.

Durante a reunião com os técnicos Augusto Fortunato e Sofia Zagallo e a consultora Natasha Comassetto, a atuação das Câmara de Gestão Ambiental e Sustentabilidade foi relatada mais detalhadamente. Leite falou sobre o projeto Recicla Cidade que propõe ampliar a coleta seletiva na região e aumentar o protagonismo dos catadores de materiais recicláveis, fornecendo a eles a capacitação necessária para atuação como agentes ambientais e estimulando o empreendedorismo social.

Também ganharam destaque, as ações desenvolvidas pelo consórcio no âmbito da compatibilização das leis de licenciamento ambiental estaduais e municipais, de estudos relacionados aos recursos hídricos e a viabilidade de pagamento por serviços ambientais para os Municípios, assim como o Plano Regional de Mata Atlântica e ações voltadas ao bem-estar animal.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas