Home / Comunicação / Consórcio paranaense busca apoio institucional da CNM para se reestruturar de forma multifinalitária

Notícias

20/09/2021

Compartilhe esta notícia:

Consórcio paranaense busca apoio institucional da CNM para se reestruturar de forma multifinalitária

ComespIntegrantes do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp) receberam orientações da Confederação Nacional de Municípios (CNM) em videoconferência realizada na manhã desta segunda-feira, 20 de setembro. Formado por 28 Municípios da região Metropolitana de Curitiba e pela cidade de Guaratuba, no litoral paranaense, os representantes do Comesp pretendem reestruturar o consórcio com a expansão da finalidade do consórcio para outras áreas.

A reunião foi solicitada pelo prefeito de Almirante Tamandaré (PR) e presidente do Comesp, Gerson Colodel. Criado em 2005, o Comesp tem como objetivo inicial contribuir de forma complementar, com a ampliação e a qualificação da Assistência na Atenção Especializada em Saúde. Durante a reunião virtual, a diretora geral do Comesp, Daniela Cavalcante, informou que foi aprovada na Assembleia de prefeitos que integram o consórcio - finalitário na área de saúde - a ampliação das suas atribuições para se transformar numa estrutura multifinalitária que busque atender outras demandas dos Municípios consorciados em prol do desenvolvimento regional.

Ela também destacou a preocupação da diretoria em planejar e organizar a nova estrutura por meio de Câmaras Temáticas, a fim de alcançar melhor qualidade técnica e organização no fluxo financeiro. Diante desse novo desafio, o Comesp pediu a audiência virtual para buscar o apoio da CNM, por meio de suas áreas técnicas, para qualificar ainda mais o debate técnico relacionado à iniciativa.

Representando a CNM, a consultora Joanni Henrichs parabenizou a iniciativa da diretoria pela iniciativa de ampliar, de maneira planejada e organizada, as finalidades de atuação do consórcio visando ao desenvolvimento regional integrado das cidades consorciadas. Ela reforçou que a Confederação, por meio da área de Consórcios Públicos e de outras áreas técnicas, está à disposição para acompanhar as demandas do Comesp nessa etapa de reorganização. Também representou o Comesp a diretora de relacionamento estratégico Konstance Kremer.



Da Agência CNM de Notícias 


Notícias relacionadas