Home / Comunicação / Consórcio promove incentivo à leitura durante pandemia da Covid-19

Notícias

06/04/2020

Compartilhe esta notícia:

Consórcio promove incentivo à leitura durante pandemia da Covid-19

06042020 Consorcio CulturaOs consórcios públicos intermunicipais se mobilizam e atuam para diminuir o risco de transmissão do novo coronavírus (Covid-19). Durante a pandemia, as áreas técnicas de Consórcios e de Cultura da Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgam iniciativas que contribuem para superar os atuais desafios enfrentados pelas prefeituras.

É o caso do Consórcio Intermunicipal Culturando que, diante da medida de isolamento social adotada por Municípios consorciados, lançou em parceria com a Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista (AGCIP) o Programa de Incentivo à Leitura - Trilhando os Caminhos da Leitura.

A iniciativa estimula a leitura nos Municípios paulistas consorciados: Jardinópolis, Jaboticabal, Monte Alto, Monte Azul Paulista, Pitangueiras, Rincão, Ubatuba, Viradouro e Vista Alegre do Alto. Para participar, o leitor deve preencher, entre os meses de abril e novembro, um formulário on-line para cada obra que leu. Quanto mais formulários, maiores são as chances de concorrer aos prêmios que serão sorteados durante o Festival Intermunicipal Culturando de Artes, que será realizado em dezembro no Município que tiver o maior número de leitores.

Os prêmios são: oito livros, uma bicicleta e uma televisão. “O programa é mais um incentivo para que o cidadão, ao ficar em casa, possa se ocupar da leitura e, ainda, concorrer a prêmios e, sobretudo, a manter a mente ocupada. Mais leituras, mais chances de ganhar os prêmios”, explica o prefeito de Rincão (SP) e presidente do Consórcio Culturando, Edson Brito Bolito.

A área técnica de Cultura da CNM destaca que o programa, além de promover a leitura em âmbito regional, se configura como uma experiência inspiradora no contexto da pandemia para os demais consórcios públicos intermunicipais que atuam ou tem previsão para atuar na área da Cultura. Além disso, iniciativas de fomento à leitura são importantes para uma maior familiaridade e domínio da nossa língua falada e escrita, o que nos dá maior subsídio para nossa reflexão e expressão, bem como maior autonomia para nossa vida.

Leia Mais
Nota técnica da CNM orienta os gestores municipais de cultura sobre como combater o coronavírus

Boas práticas: Municípios adaptam rotina da área cultural e usam internet para aulas

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas