Home / Comunicação / Consórcio Público do Rio Grande do Sul relata experiências exitosas em conversa com a CNM

Notícias

12/04/2022

Compartilhe esta notícia:

Consórcio Público do Rio Grande do Sul relata experiências exitosas em conversa com a CNM

ciplamReunião on-line entre a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Consórcio da Região do Planalto Médio (Ciplam) do Rio Grande do Sul ocorreu dia 8 de abril e experiências exitosas foram relatadas. O Consórcio foi criado com objetivo de executar políticas públicas diversas de interesse comum dos Entes consorciados.

A consultora e o analista técnico da Confederação da área de Consórcios, Joanni Henrichs e Augusto Fortunato, foram os representantes da CNM no encontro, e sanaram as dúvidas pontuais apresentadas. O secretário executivo, Jonas Guerra, contou que o consórcio tem 17 Municípios. E uma das principais atividades é a compra compartilhada para aquisição de medicamentos, equipamentos de informática, pneus, fraldas e itens escolares.

Já o assessor de Educação, Samir Casagrande, relatou a atuação atual do Consórcio para a contratação de assessoria e consultoria aos Municípios consorciados. A empresa precisará promover eventos educacionais; ações na educação regionalizada; articulação com instituições como faculdades e institutos de pesquisa; e a elaboração do Plano consorciado de avaliação das aprendizagens.

Segundo os representantes do consórcio gaúcho, um estudo acadêmico da professora em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade de Passo Fundo, Leoni Menta Zamin, analisou as compras compartilhadas de medicamentos e pneus promovidas pelo Ciplam. O trabalho confirmou o benefício gerado aos Entes integrantes. “Economia média de 20% nos processos de compra compartilhada”, atestou.

Ao término da conversa, foi feito o convite para que o Consórcio informe e incentive os Municípios consorciados a participarem do Encontro Nacional de Presidentes e Secretário Executivos de Consórcios Públicos, que ocorrerá na XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, de 25 a 28 de abril. A plenária está marcada para o dia 27 de abril, das 9h às 10:30h, e as inscrições devem ser feitas AQUI.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas