Home / Comunicação / Consórcios intermunicipais do RS lançam licitação para testes rápidos de Covid-19

Notícias

13/04/2020

Compartilhe esta notícia:

Consórcios intermunicipais do RS lançam licitação para testes rápidos de Covid-19

13042020 CISVALEUnindo esforços no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), no Rio Grande do Sul, lançou edital de licitação para que os 14 Municípios consorciados possam adquirir 60 mil kits de teste rápido. Com a medida, o grupo pretende diminuir a circulação do vírus, uma vez que o diagnóstico é considerado estratégia importante no combate à doença.

 

De acordo com o Cisvale, a quantidade de kits foi estimada considerando os grupos de risco, como idosos, profissionais da saúde e portadores de doenças crônicas. Cada Município poderá comprar os teste conforme a demanda e capacidade financeira. O fluxo será definido pela equipe técnica do Consórcio com o apoio de profissionais infectologistas, seguindo o perfil epidemiológico das cidades.

A área de Consórcios Públicos da Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca a iniciativa. A entidade já mostrou que, no Rio Grande do Sul, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga) também abriu licitação com o mesmo objetivo. Os gestores seguem a  recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que emitiu alerta global sobre a importância de testes laboratoriais para a rápida identificação do novo coronavírus. 

Para o presidente do Cisvale e prefeito de Pantano Grande (RS), Cassio Nunes Soares, a medida conjunta trará benefícios para toda a região. “Com os testes e o rápido diagnóstico de infectados ou não com o novo coronavírus, os gestores terão mais tranquilidade e agilidade para definir as políticas de combate à Covid-19. É uma ação do Consórcio para o benefício das nossas comunidades, que é nossa principal missão", afirma.

A licitação do Cisvale para os kits será do tipo menor preço por item e feita por meio de pregão eletrônico para registro de preços. O prazo para recebimento das propostas termina às 8h50 de quarta-feira, 15 de abril. Desta forma, o Consórcio visa a garantir um processo transparente, com controle e segurança das informações, além de diminuir custos para os Municípios. O edital pode ser acessado em www.cisvalerp.com.br.

 

Economia com medicamentos

No mesmo formato de licitação, o Cisvale já realiza a compra coletiva de medicamentos para os 14 Municípios consorciados. Em 2019, foi alcançada uma economia de 63%. De R$ 9,8 milhões do valor de referência, o total licitado ficou em R$ 3,6 milhões. 

Entre os benefícios da compra conjunta estão a oportunidade de cada prefeitura comprar de grandes distribuidoras e uma maior segurança com relação ao abastecimento em cada Município. Compõem o Consórcio: Boqueirão do Leão, Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz

Da Agência CNM de Notícias, com informações do Cisvale

 


Notícias relacionadas