Home / Comunicação / Consulta pública da ONU revela percepção do brasileiro sobre cidades sustentáveis

Notícias

27/02/2019

Compartilhe esta notícia:

Consulta pública da ONU revela percepção do brasileiro sobre cidades sustentáveis

ONUO Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) em parceria com o Colab, divulgou nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, o resultado de uma consulta pública realizada em todo o Brasil. A pesquisa pretende apresentar um diagnóstico do avanço do Brasil nas metas vinculada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 (ODS 11) da ONU, que busca tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentável integrada a Nova Agenda Urbana.

Vale destacar que a CNM foi uma das parcerias da Onu-Habitat na divulgação e mobilização junto às prefeituras e ao cidadão, bem como mobilizou os gestores durante o Outubro Urbano. Para a entidade, ao engajar o cidadão e os gestores há um fortalecimento da comunicação que permite uma melhoria da eficiência e da efetividade da gestão de políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento urbano.

A entidade explica que a consulta apresentava 29 perguntas sobre habitação, transporte, participação social, resiliência, dentre outros temas, ficou disponível entre outubro de 2018 e janeiro de 2019. E o cidadão avaliava o quão perto as suas cidades estavam de se tornar sustentáveis.

onuResultados
Mais de 9 mil cidadãos participaram da pesquisa, os Estados com maior número de respostas foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Já as cidades que registraram o maior número de participações na pesquisa foram Niterói (RJ), São Paulo (SP), Santo André (SP) e Rio de Janeiro. (RJ).

A CNM acredita que, para os brasileiros, as temáticas de adaptação as mudanças climáticas, prestação de contas, transparência, construções sustentáveis e resilientes, vida urbana, urbanização inclusiva e sustentável, proteção dos patrimônios, habitação e serviços aproximam às suas cidades da temática sustentabilidade.

Apoio da CNM
Para a entidade, a pesquisa é importante para os gestores e tomadores de decisão, uma vez que permite orientar as políticas locais considerando o olhar do cidadão e, ao mesmo tempo, torna-se desafiante para União, Estados e Municípios promoverem políticas públicas inovadoras que atendam aos desafios da urbanização de forma interfederativa e eficiente.

A Onu-Habitat avalia que os resultados possibilitam o cruzamento das respostas dos brasileiros com dados oficiais de instituições do Brasil – como o IBGE – e internacionais – como a própria ONU -, para monitorar o desempenho das cidades brasileiras com relação às metas do ODS 11.

Acesse o resultado completo da Consulta Pública.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas