Home / Comunicação / Consultora da CNM participa do maior evento de educação e tecnologia da América Latina

Notícias

13/05/2019

Compartilhe esta notícia:

Consultora da CNM participa do maior evento de educação e tecnologia da América Latina

Bett EducarO maior evento de educação e tecnologia da América Latina, o Bett Educar, ocorrerá entre os dias 14 e 17 de maio, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Durante a exposição, a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) promoverá quatro painéis para reunir gestores do governo Federal e estadual, especialistas e representantes da sociedade civil. Dentre eles, a consultora de Educação da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Mariza Abreu.

A consultora da entidade municipalista é uma das autoras do livro Educação em Pauta – elaborado pela OEI em parceria com diversos especialistas em políticas públicas educacionais. O objetivo da publicação é apoiar o desenvolvimento e a garantia da educação enquanto direito social inalienável de todo indivíduo. O livro será lançado durante debate marcado para quarta-feira, dia 15, às 17h, com a apresentação de três autores, coquetel e a distribuição de exemplares para o público. 

Na publicação, Mariza Abreu aborda os desafios do financiamento da educação básica no Brasil. Ela destaca três questões centrais: a transformação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em mecanismo permanente de financiamento da educação básica pública; o aperfeiçoamento das transferências legais e voluntárias da União para Estados, Distrito Federal e Municípios; e a meta 20 e as estratégias de financiamento previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2014-2024.

Bett EducarAntes do lançamento do livro, outros debates estão previstos na programação. São eles: Ética e cidadania nas escolas, às 14h; Primeira infância - lançamento do projeto piloto, às 15h; e a Educação mediada e novas tecnologias educacionais, às 16h. Em relação ao projeto piloto primeira infância da OEI no Brasil, a ser lançado, em breve, e o edital propõe selecionar três Municípios para iniciativa em três pilares: modelo gerencial das redes de ensino e das creches; capacitação a coordenação pedagógica.

A OEI é uma organização intergovernamental que trabalha em cooperação com os governos no desenvolvimento de políticas de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia. A instituição, que completa 70 anos, tem representação no Brasil desde 2004. Como a sede da OEI fica em Madri, na Espanha, a OEI possui 23 países da Ibero-América como membros integrantes, com escritório em 19 deles.

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas