Home / Comunicação / Nota técnica da CNM orienta sobre encerramento de 2022 e início de 2023

Notícias

30/11/2022

Compartilhe esta notícia:

Nota técnica da CNM orienta sobre encerramento de 2022 e início de 2023

Nota TécnicaPublicada nesta quarta-feira, 30 de novembro, a Nota Técnica (NT) 33/2022 produzida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) norteia as ações e os procedimentos a serem tomados para o encerramento do exercício financeiro de 2022 e a abertura do exercício seguinte. O documento está dividido em temas compreendidos desde os prazos para cada ação até os lançamentos contábeis de cada etapa. O material está disponível para download na aba Biblioteca do site da CNM e pode ser acessado aqui.

A nota fornece informações relativas às exigências dos órgãos de fiscalização e às práticas contábeis aplicáveis. Também direciona os gestores com base nos diferentes tipos de escrituração contábil e nas rotinas de encerramento de contas que controlam o fluxo de informações. O documento é dividido nos seguintes temas:

- Calendário de ações e prazos

- Restos a pagar e créditos a receber

- Lançamentos típicos de encerramento de exercício

- Boas práticas em final de exercício e prestação de contas

- Elaboração de notas explicativas

Alerta
Vale lembrar que algumas outras rotinas contábeis podem ser utilizadas dependendo das orientações do Tribunal de Contas a que o Município está sujeito, do sistema de informática utilizado e/ou das portarias de conteúdo de encerramento de exercício. Em síntese, a CNM recomenda que o profissional contábil do Município envie consulta ao respectivo Tribunal de Contas jurisdicionado quanto às orientações apresentadas, devendo prevalecer seu entendimento em relação às orientações apresentadas.


Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas