Home / Comunicação / Contabilidade: pesquisa indica que a maioria dos Municípios não implantou mudanças

Notícias

21/03/2014

Compartilhe esta notícia:

Contabilidade: pesquisa indica que a maioria dos Municípios não implantou mudanças

Ag. CNMA maioria dos participantes do 3.º Seminário Nacional de Contabilidade Municipal afirmou que a prefeitura ainda não conseguiu implantar o novo Plano de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (PCasp). A resposta foi dada a Confederação Nacional de Municípios (CNM) por meio de pesquisa que também buscou identificar se as gestões já haviam implantado o Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). 

O questionário foi aplicado durante o evento ocorrido em Brasília, no dia 11 de março. De acordo com as respostas, apenas 31,15% conseguiram implantar o PCasp e 93,55% dos participantes já adaptaram o mecanismo de certificação digital, previsto no Sinconfi e em outros procedimentos contábeis. 

Em relação às novas regras para o recebimento dos dados contábeis e fiscais dos Municípios já para o exercício deste ano, instituídas pela Portaria 86/2014 da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), quase 13% dos entrevistas disseram desconhecer a medida. 

SXC.huRealidade
Segundo o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, apesar da pesquisa ter sido aplicada a uma pequena porcentagem de representantes municipais, os números demostram a realidade das administrações municipais. Os gestores devem buscar fazer os enquadramentos para não serem impedidos de receberem recursos federais, aconselha o líder municipalista.

Para ajudar nesse processo de mudança, a CNM tem divulgado cartilhas, notas técnicas, e matérias. Além disso, a entidade tem promovido eventos que viabilizam debater os desafios e orientar os agentes municipais para as mudanças. Como por exemplo, a Seminário Nacional de Contabilidade Municipal e o V Fórum dos Contadores Municipais durante a Marcha deste ano.

Leia também:
Gestores fazem avaliação positiva do 3.º Seminário de Contabilidade Municipal 
CNM promove V Fórum dos Contadores Municipais durante a Marcha deste ano


Notícias relacionadas