Home / Comunicação / Contabilizando Parcerias: auditor e professora da UNB contribuem com a campanha

Notícias

21/02/2020

Compartilhe esta notícia:

Contabilizando Parcerias: auditor e professora da UNB contribuem com a campanha

contabilizando parcerias ilustracaoAté o fim de março, a área de Contabilidade da Confederação Nacional de Municípios (CNM) promove a campanha Contabilizando Parcerias. Com o tema Notas Explicativas de Balanços Públicos Municipais, a  o objetivo é divulgar vídeos com boas práticas sobre o assunto.

Em ritmo de carnaval, a professora da Universidade de Brasília (UNB), Diana Lima, esteve na sede da CNM e aproveitou para participar. Na oportunidade, ela lembrou que as Notas Explicativas são parte integrante das Demonstrações Contábeis e que cada balanço tem um rol de notas especificas que são obrigatórias e devem ser acompanhadas, em acordo ao que preconiza o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP). 

O exemplo da professora foi referente ao Balanço Patrimonial. Ainda de acordo com a acadêmica, o material deve conter informações sobre provisões constituídas para os Municípios pelos créditos a receber, ativos intangíveis e toda a série de procedimentos patrimoniais como usados como depreciação e reavaliação. Ainda segundo Diana, a prática de escrita não é usual pelos contadores, mas precisam ser desenvolvidas pela obrigatoriedade da norma. 

Já o auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Ceará, que também é professor de contabilidade pública, Wesmey Silva mosta contribuições práticas em Notas Explicativas. A primeira se refere a Notas Explicativas nos Balanço Orçamentários, a segunda sobre créditos orçamentários e a última sobre Notas para os Demonstrativo de Disponibilidade de Caixa.

De acordo com o auditor, as Notas são essenciais para explicar a destinação das reservas de contingências, para descrever a execução da despesa por tipo de crédito e esclarecer possíveis divergências entre os saldos dos extratos bancários e os registros na contabilidade, decorrente de eventos específicos, como pagamentos não compensados. Wesmey frisou que o uso das Notas Explicativas auxilia o controle externo no momento da análise das contas dos Municípios, contribuindo muito para melhor compreensão dos números apresentados e diminuindo o volume de apontamentos.

Como participar

Os interessados em participar da campanha Contabilizando Parcerias podem enviar vídeos curtos para o e-mail imprensa@cnm.org.br ou o WhatsApp (61) 99977-4508. O conteúdo recebido será compartilhado nos canais de comunicação da entidade a fim de espalhar boas práticas e a troca de experiências.

Da Agência CNM de Notícias

 

Contabilizando Parcerias: auditor e professora da Unb contribuem com a campanha

 

Até o fim do mês de março, a área de Contabilidade da Confederação Nacional de Municípios (CNM) promove a campanha Contabilizando Parcerias. Com o tema Notas Explicativas de Balanços Públicos Municipais, a campanha tem o objetivo de divulgar vídeos com boas práticas sobre o assunto.

 

Em ritmo de carnaval, a professora da Universidade de Brasília (UnB), Diana Lima, esteve na sede da CNM e aproveitou para participar da campanha. Na oportunidade, a professora lembrou que as Notas Explicativas são partes integrante das Demonstrações Contábeis e que cada Balanço tem um rol de notas especificas que são obrigatórias e devem ser acompanhadas, em acordo ao que preconiza o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP).

 

O exemplo da professora foi referente ao Balanço Patrimonial. Ainda de acordo com a acadêmica, o material deve conter informações sobre provisões constituídas para os Municípios pelos créditos a receber, ativos intangíveis e toda a série de procedimentos patrimoniais como usados como depreciação e reavaliação. Ainda segundo Diana, a prática de escrita não é usual pelos contadores, mas precisam ser desenvolvidas pela obrigatoriedade da norma.

 

Já o Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Ceará, que também é professor de Contabilidade Pública, Wesmey Silva nos traz três ótimas contribuições práticas em Notas Explicativas. A primeira se refere a Notas Explicativas nos Balanço Orçamentários, a segunda sobre créditos orçamentários e a última sobre Notas para os Demonstrativo de Disponibilidade de Caixa.

 

De acordo com o auditor, as Notas são essenciais para explicar a destinação das reservas de contingências, para descrever a execução da despesa por tipo de crédito e esclarecer possíveis divergências entre os saldos dos extratos bancários e os registros na contabilidade, decorrente de eventos específicos como por exemplo pagamentos não compensados. Wesmey frisou que o uso das Notas Explicativas auxilia o Controle Externo no momento da análise das contas dos municípios, contribuindo muito para melhor a compreensão dos números apresentados e diminuindo o volume de apontamentos.

 

Como Participar

Os interessados em participar da campanha Contabilizando Parcerias, os interessados podem enviar vídeos curtos para o e-mail imprensa@cnm.org.br ou o WhatsApp (61) 99977-4508. O conteúdo recebido será compartilhado nos canais de comunicação da entidade a fim de espalhar boas práticas e a troca de experiências.

 

Confira os vídeos: