Home / Comunicação / Contran define tema da campanha educativa de trânsito; conheça o cronograma

Notícias

07/08/2020

Compartilhe esta notícia:

Contran define tema da campanha educativa de trânsito; conheça o cronograma

pedestrePerceba o risco, proteja a vida. Esse será o tema da campanha educativa de trânsito deste ano definida pelo Conselho Nacional de Trânsito (CNT) e que deve ser divulgada pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT). A escolha e o cronograma das ações estão na Portaria 194/2020 publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 7 de agosto.

A campanha deve ser promovida em caráter nacional entre os meses de agosto a dezembro. Neste mês, o foco será o uso de cinto de segurança e dispositivo de retenção infantil. Para setembro, foram definidas ações com destaques para os usuários vulneráveis e o respeito no trânsito. Em outubro, a temática escolhida será ver e ser visto e no mês de novembro os impactos sociais dos acidentes. A campanha encerra em dezembro com ações de conscientização sobre o álcool e condução (substâncias psicoativa lícitas e ilícitas).

Devido ao período de pandemia, as campanhas educativas de trânsito precisam de adaptações para garantir a segurança sanitária. Todo o material de orientação será disponibilizado em meio digital e pode ser usado pelos órgãos de trânsito e gestores municipais. Algumas opções são veiculações do conteúdo nas redes sociais, nos portais das prefeituras e em outros canais do Município.

O Denatran prevê que as ações presenciais de conscientização, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), com os órgãos de trânsito e do governo federal, ocorram apenas em setembro como forma de evitar aglomerações. Entretanto, cada Município deve avaliar a sua realidade e promover adaptações das iniciativas.

Acesse aqui o material disponibilizado pelo Denatran e que pode ser utilizado pelos Municípios. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail:educacaodenatran@infraestrutura.gov.br

Confira os detalhes das iniciativas de cada mês:

Agosto
Uso de cinto de segurança e dispositivo de retenção infantil
O uso de cinto de segurança e dispositivo de retenção infantil é um importante fator de prevenção de lesões. Neste mês, as campanhas educativas devem ressaltar que o uso destes equipamentos salva vidas.

Setembro
1. Usuários vulneráveis 2. Respeito no trânsito

No mês em que ocorre a Semana Nacional de Trânsito devem ser promovidas campanhas que:
1. Abordem a vulnerabilidade dos pedestres, ciclistas, motociclistas e pessoas com deficiência, os quais estão mais expostos ao risco de lesões, caso sofram um acidente, ressaltando a fragilidade inerente a esses usuários, com especial enfoque nos motociclistas e ciclistas, entregadores, em face do crescente número de fatalidades envolvendo estes usuários, alertando que o uso de capacete pode salvar vidas.

2. Abordem a relação de violência e conflitos entre os usuários do trânsito, reforçando seu caráter coletivo e abordando a importância de cuidar de si e do outro.

Outubro
Ver e ser visto
No período noturno há maior risco de acidentes envolvendo os usuários vulneráveis pela dificuldade de visibilidade. Assim, as campanhas educativas de outubro devem apontar para a importância de ver e ser visto no trânsito, com enfoque especial nos motociclistas, ciclistas e pedestres.

Novembro
Os impactos sociais dos acidentes
Trazendo o tema do Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito (terceiro domingo de novembro), as campanhas devem levar a uma reflexão sobre como as lesões e sequelas psicológicas e sociais impactam a vida das vítimas e de seus familiares depois do acidente. Promoção de ações para atendimento dos lesionados e de suas famílias pós acidente de trânsito.

Dezembro
Álcool e condução (substâncias psicoativas lícitas e ilícitas)
Em decorrência das festas de fim de ano, deve-se alertar motociclistas e condutores sobre os riscos de pilotar ou dirigir após consumo de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas. Promoção de ações integradas com a fiscalização.

Foto: EBC

Da Agência CNM de Notícias

 


Notícias relacionadas