Home / Comunicação / Controladoria Geral explica como funcionam os programas de acesso a dados públicos

Notícias

04/07/2013

Compartilhe esta notícia:

Controladoria Geral explica como funcionam os programas de acesso a dados públicos

DivulgaçãoOs cidadãos têm direito de obter informações públicas de acordo com a Lei de acesso a Informação 12.527. Para que os Municípios fiquem por dentro da Lei e possam oferecer de forma descomplicada as informações que a população requisitar, a Controladoria Geral da União (CGU) lançou o vídeo “Dados abertos para um dia a dia melhor”. Com o vídeo, os Municípios podem aprender de forma didática como funcionam e quais os objetivos de programas que facilitam o acesso do cidadão a dados públicos.

O vídeo ilustra a importância dos dados abertos para a sociedade, especialmente no cotidiano das pessoas.  Além de mostrar para os gestores públicos sobre as possibilidades do uso prático das informações.

A iniciativa compõe o Projeto Transparência Ativa e Dados Abertos, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade civil sobre a importância da disponibilidade e uso desses dados, além de estimular a participação de todos no processo político. Para isso, o vídeo demonstra como qualquer pessoa pode ter acesso aos dados sobre políticas públicas por meio de ferramentas digitais e interagir com os órgãos que produzem esses dados.

O projeto também leva em conta o disposto no artigo oitavo da Lei de Acesso à Informação, que enfatiza a importância de disponibilizar as informações em formato aberto e acessível para todos os cidadãos brasileiros.

Veja aqui  o vídeo “Dados abertos para um dia a dia melhor”

 

 


Notícias relacionadas