Home / Comunicação / Controle interno, reforma tributária e finanças foram destaques do CNM Qualifica em três cidades

Notícias

09/08/2019

Compartilhe esta notícia:

Controle interno, reforma tributária e finanças foram destaques do CNM Qualifica em três cidades

09082019 CNM Qualifica controle interno Campo GrandeMuitas administrações municipais enfrentam dificuldades nas ações de controle interno e também desconhecem algumas iniciativas que possam dar fôlego às finanças locais. Para dirimir dúvidas e orientar os servidores das prefeituras de Campo Grande (MS), Araranguá (SC) e Cuiabá (MT), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promoveu nesta semana edições do CNM Qualifica nessas cidades. Os eventos ocorreram em parceria com as entidades municipalistas estaduais.

O controle interno foi o tema escolhido para os encontros em Cuiabá e Campo Grande. Nessas localidades, a abordagem foi feita no treinamento de servidores municipais para capacitação nas ações de desenvolvimento de trabalho e de auditoria de controle interno nas prefeituras. Com isso, a intenção foi abordar os trabalhos da unidade de controle interno que atuem efetivamente em serviços preventivos. “Muitos controles internos desenvolvem atividades em que se verificam os problemas depois que eles aconteceram. É uma carência das prefeituras em termos da utilização da tecnologia nos seus processos internos. O grande desafio seria implementar projetos inovadores dentro da dificuldade que se tem no uso da tecnologia”, disse o palestrante Silmo Streit.

Nesse sentido, foram abordados tópicos para que as ações do controle interno tomem medidas com o objetivo de se evitar falhas. O tema despertou a atenção do público que quis saber como realizar as atividades de controle interno usando a tecnologia e a informação.09082019 CNM Qualifica Araranguá SC

Finanças

Com a participação de gestores de várias regiões de Santa Catarina e até do Paraná e de Mato Grosso, a cidade Araranguá recebeu o CNM Qualifica para tratar das finanças com ações que podem ser adotadas como forma de incrementar receitas. O consultor Eudes Sippel explicou que a cobrança de tributos como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis e de direitos a eles relativos (ITBI) e Imposto Territorial Rural (ITR) podem alavancar a arrecadação.

Também detalhou algumas transferências do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e repasses da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM). O Simples Nacional e o regime de microempreendendores individuais foram outros tópicos do encontro.

Reforma tributária
Tema atual, a reforma tributária foi o último tópico abordado no encontro. O público interagiu e procurou conhecer os projetos que estão em discussão no Congresso Nacional. Depois, os servidores opinaram sobre o que pensam das propostas.

A semana ainda contou com mais duas edições do CNM Qualifica em Palmas (TO) e Goiânia (GO). Nessas cidades, os temas discutidos foram a gestão da Saúde nos Municípios e o papel dos Municípios na rede socioassistencial. Confira aqui o calendário com os próximos eventos.

Leia também:

Goiânia recebeu CNM Qualifica em edição especial para Expo Municípios

Por: Allan Oliveira

Fotos: Assomasul e Agência CNM


Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas