Home / Comunicação / Criação do MMM Paraná será oficializada em dezembro

Notícias

11/11/2021

Compartilhe esta notícia:

Criação do MMM Paraná será oficializada em dezembro

 redAções conjuntas para a inserção da mulher nas decisões políticas serão intensificadas em mais um ente estadual. O Movimento Mulheres Municipalistas Paranaenses (MMMP), que representa a quarta ramificação do movimento nacional nos Estados brasileiros, está previsto para ser lançado no dia 13 de dezembro, no Município de Astorga.

Mediante visita à prefeita de Astorga (PR), Suzie Pucillo, pelo consultor da área de Articulação Institucional da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Joarez Henrichs, foi oficializado o convite para o lançamento do MMM do Paraná. Neste ano, a Federação de Municípios do Estado de Sergipe (Fames) promoveu o 1º Encontro das mulheres sergipanas, ocasião em que foi realizado o lançamento do Movimento Mulheres Municipalistas Sergipano (MMM’s) sob a liderança da prefeita do Município de Capela, Silvany Mamlak.

Mais de 200 mulheres estiveram presentes entre prefeitas, vereadoras, vices e secretarias municipais. Já existem representações do MMM em Minas Gerais sob a liderança da prefeita do Município Nepomuceno, Iza Menezes, e na Paraíba, conduzida pela prefeita do Município Monteiro, Anna Lorena. Também neste ano foram lançados o MMM em Santa Catarina e no Ceará.red 2

Origem
O MMM da CNM existe desde 2017 e foi lançado durante a XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Desde a criação, a Confederação estimula a criação de MMM’s estaduais para fomentar o protagonismo das lideranças femininas e promover a união das mulheres em seus Estados.

O MMM incentiva as mulheres a começarem a ocupar os espaços em nível local, participando dos colegiados sociais e do debate da construção das políticas municipais. A intenção é mudar a realidade atual em que 51,8% da população brasileira são mulheres e apenas 12% dos Municípios são geridos por mulheres.



Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas