Home / Comunicação / Cronograma de ações para incentivar interiorização de migrantes é apresentado em reunião na CNM

Notícias

21/01/2020

Compartilhe esta notícia:

Cronograma de ações para incentivar interiorização de migrantes é apresentado em reunião na CNM

20012019 reunião Interiorização DenilsonA Confederação Nacional de Municípios (CNM) começou a alinhar nesta segunda-feira, 20 de janeiro, o cronograma das atividades que serão desenvolvidas na Campanha de Interiorização + Humana. Novamente reunida com representações da Organização Internacional para as Migrações (OIM), do Ministério da Cidadania e da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), a entidade elaborou uma proposta de planejamento das ações conjuntas a serem desenvolvidas pelos parceiros envolvidos na Operação Acolhida.

Encabeçando o movimento municipalista, a CNM apresentou aos órgãos e instituições uma proposta de seminários regionais que serão executados conjuntamente ao longo do ano. Outro tópico do planejamento diz respeito à implementação de um Observatório. O objetivo dessa plataforma é reunir uma base de dados de uma ferramenta denominada sistema acolhedor para que os Municípios também tenham acesso às informações sobre os migrantes venezuelanos.

O Observatório forneceria dados como, por exemplo, data de chegada do migrante, se ele continua residindo no Município, se está sendo assistido e também se houve a inserção profissional. A plataforma funcionaria integrada com um aplicativo que ainda será desenvolvido e também servirá para a coordenação da Operação Acolhida, centralizando todas as informações das atividades.

Calendário de atividades
Foi definida na reunião uma programação para a realização dos seminários regionais de interiorização ao longo do mês de março. Será um evento por região, sendo que o último fará parte da programação da Cúpula Hemisférica de Prefeitos, de 17 a 20 de março em Pernambuco. Durante o seminário no Nordeste, a CNM e parceiros levarão aos participantes da Cúpula os dados consolidados de todos os eventos regionais. A proposta ainda será submetida à diretoria da CNM.

Outra proposta apresentada é que entre os dias 25 e 28 de maio, durante a XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, serão apresentados os resultados de todas as atividades promovidas no primeiro quadrimestre e definidas mais ações da mobilização para o restante do ano. A CNM foi representada na reunião desta segunda-feira pelo supervisor do Núcleo de Desenvolvimento Social, Denilson Magalhães e pela técnica da Assessoria Internacional, Thaís Mendes.

Por: Allan Oliveira
Foto: Allan Oliveira

Da Agência CNM de Notícias


Notícias relacionadas